14 de Novembro de 2024
14 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Março de 2024, 09:39 - A | A

Quinta-feira, 07 de Março de 2024, 09h:39 - A | A

na CÂMARA

Deputado de SP será relator de processo que pode cassar Abilio Brunini

Abilio Brunini é acusado de tumultuar e ofender participantes de sessões pró-Palestina

Lucione Nazareth/VGN

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, deputado Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA) designou o deputado Alexandre Leite (União-SP) como relator da Representação do Partido Trabalhista (PT) em desfavor do deputado federal mato-grossense, Abilio Brunini (PL), por suposta por quebra de decoro parlamentar ao tumultuar e ofender participantes de sessões pró-Palestina.  

Com a designação nessa quarta-feira (06.03), o relator deverá preparar um parecer para o arquivamento ou a continuação da investigação, que poderá cassar ou não o deputado mato-grossense.  

Consta da representação protocolada pelo PT em 24 de novembro de 2023, que no dia 07 de novembro, durante audiência pública para debater situação do povo palestino em Gaza, o deputado Abilio entrou no plenário para tumultuar e provocar discórdias. O partido de Lula alega o deputado mato-grossense apoia irrestritamente à resposta militar israelense.  

“O Representado, logo no início dos trabalhos dessa primeira audiência pública, presidida pelo Deputado João Daniel (PT/SE), se posicionou defronte à mesa do respectivo plenário, numa tentativa de proibir a realização do ato e de impedir que os palestrantes pudessem trazer à baila seus relatos e visões de mundo acerca do conflito que vitima o povo palestino em Gaza”, diz trecho do documento.  

O PT acusa ainda Abilio de ofender palestrantes e os demais presentes na Comissão, em um “comportamento altamente reprovável e incompatível com a pluralidade democrática que caracteriza o Parlamento e a sociedade brasileira”. Conforme a legenda, o mesmo comportamento voltou a se repetir na audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos, sobre “A Crise Humanitária na Faixa de Gaza”, realizada no dia anterior (08.11).  

“As condutas perpetradas pelo Representado demonstram elevada reprovabilidade e incompatibilidade com o que se espera, em termos de cortesia, educação e respeito, de um Deputado Federal, no trato com seus pares, convidados e autoridades que aportam na Câmara dos Deputados. O Representado tentou constranger colegas e convidados de um evento oficial do Parlamento, buscando impedir sua realização tão somente por discordar, com sua visão particular de mundo, das opiniões democráticas de outros, o que demonstra claramente que ele, recém-eleito para o cargo, não compreendeu o verdadeiro alcance do que representa o Parlamento que passou a integrar”, sic documento. 

Leia Também - Emanuel Pinheiro recorre ao STJ contra decisão que o afastou da Prefeitura por 180 dias

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760