Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) pretende obrigar o uso de colete balístico com flutuabilidade positiva como EPI - Equipamento de Proteção Individual para os policiais militares e civis em missão em rios, lagos e/ou lagoas de Mato Grosso.
Conforme o autor do projeto, deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), o objetivo principal é proteger o tronco contra tiros, facadas (armas brancas) e estilhaços, evitando traumas que sejam incapacitantes ou fatais.
O deputado cita a tragédia registrada no mês de março de 2024, ocasionada devido à falta do equipamento adequado de segurança para missões em água. O soldado da Polícia Militar, Jaderson Nunes Teixeira, e o sargento Helidiony Barbosa morreram afogados, quando o barco em que eles estavam naufragou. Eles participavam de uma operação ambiental que fiscalizava a pesca ilegal no Rio das Mortes.
“Muito provavelmente, se estivessem com coletes adequados para o local, onde desempenhavam a missão, teriam tido chances de sobrevivência até a chegada do resgate”, argumentou o deputado.
O projeto deve ser apreciado em 1ª votação na sessão desta quarta-feira (28.08).
Leia mais:
Corpo do segundo PM é encontrado após embarcação naufragar no Rio das Mortes
PMs e agente da Sema desaparecem em naufrágio no Rio das Mortes
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).