O deputado estadual Valdir Barranco (PT) detalhou a ação de criminosos que clonaram seu número de WhatsApp e solicitaram dinheiro aos seus contatos, utilizando seu perfil. Após recuperar o acesso à sua conta na noite de segunda-feira (05.02), Barranco gravou um vídeo para alertar a população sobre o esquema.
“Fui vítima de uma quadrilha que clonou meu Whatsapp. Fiquei praticamente uma semana sem poder utilizar e essa quadrilha que se apropriou dele é quem enviava as mensagens. Praticamente para todos os meus contatos, pelo menos os que fiquei sabendo, eles enviaram mensagens pedindo dinheiro emprestado”, afirmou o deputado, que pediu desculpas aos contatos.
Em seu vídeo de alerta, Valdir Barranco relatou como a quadrilha agiu para aplicar o golpe. Segundo ele, o grupo criminoso se passou por uma empresa de pesquisa atuando para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, eles fizeram as perguntas e no final solicitaram o código.
“Fizeram uma ligação [do Prefixo DDD 61] como é Brasília, eu sempre acho que é algo muito importante, acabei atendendo, se identificaram como sendo de uma empresa de pesquisa, que estavam fazendo uma pesquisa para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, olha a ousadia deles. Queriam fazer três perguntas sobre a segurança nas escolas, um tema que atuei muito, sou da Comissão da Educação na Assembleia, sou professor e por isso me interessei. Disseram que ao final das três perguntas, eu receberia um código de certificação e precisaria passar para eles esse código, para que pudessem finalizar a pesquisa.”
O deputado narrou como os criminosos concluíram o golpe: “Eu respondi às perguntas, ao final passei o código, e na realidade o código de seis números era para eles clonarem meu celular. Fiquem atentos, se receber algum tipo de pesquisa e que alguém peça esses códigos não passem porque é golpe.”
Leia também: Presidente da AL apresenta balanço e destaca aperfeiçoamento da Lei do Transporte Zero
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).