O decreto do governador do Estado, Mauro Mendes (DEM), foi duramente criticado pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) nas redes sociais, nessa segunda-feira (1º.03). Ela classificou o “toque de recolher”, determinado pelo gestor, partir das 21 horas, como uma forma de levar milhares de famílias à falência.
A parlamentar disparou que muitos autônomos precisam trabalhar a noite. “Recebi com preocupação o novo decreto do Governo do Estado que restringe o funcionamento das atividades econômicas e instala o toque de recolher em Mato Grosso”.
Leia Mais:
Deputados querem que bares e supermercados funcionem até 21 horas em MT
Mato Grosso terá mini-lockdown a partir de amanhã por 15 dias; confira novas medidas
Segundo ela, o decreto do governador, que proíbe atividades não essenciais a partir das 19 horas, irá prejudicar pais e mães que sustentam suas famílias por meio do comércio alimentício autônomo. “O toque de recolher pode jogar na miséria milhares de autônomos que vivem do espetinho, do açaí e de atividades informais”, destacou.
Outra crítica da deputada trata-se das empresas, que segundo ela, estão falindo neste período de pandemia. Para Janaina, este decreto será voltar ao passado sendo que a vacinação contra a Covid-19 já começou.
“Nós políticos precisamos entender o momento que nós estamos; um ano de pandemia, muitas empresas fechadas, milhares de empregos perdidos e agora, com a vacinação iniciada, parece que retroagimos e seguimos em um futuro incerto”, comentou em sua rede social.
Janaina pondera que qualquer medida restritiva para conter o avanço da Covid-19 será sempre contestada por algum setor da sociedade, sejam os médicos, empresários, autônomos e pequenos comerciantes, e sugere que o Governo reveja o decreto e faça as alterações citadas por ela.
“É claro que somos todos a favor da saúde, mas não podemos ignorar o fato que as pessoas precisam trabalhar, comer e alimentar seus filhos. A restrição de horários pode causar mais aglomerações do que já acontece. Fico imaginando se eu vivesse de vender baguncinha, por exemplo, como iria comprar alimento e remédio para os meus filhos. Minhas sugestões são simples, toque de recolher as 22 horas e mercado e demais atividades essenciais todos os dias da semana abertos até as 21horas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).