27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 03 de Maio de 2023, 11:04 - A | A

Quarta-feira, 03 de Maio de 2023, 11h:04 - A | A

Confusão na Casa

Denúncia que aponta que crime organizado elegeu deputado repercute na ALMT: "Acusação deve ser apurada"

Segundo Wilson, Bustamante o confidenciou que outros parlamentares já haviam procurado para pedir melhorias aos presos do Comando Vermelho nos presídios.

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

Repercute nesta quarta-feira (03.05) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) a denúncia do deputado Wilson Santos (PSD), que aponta que parlamentares foram eleitos pelo crime organizado, com o apoio de facções criminosas.

Wilson Santos, em entrevista ao Jornal da Cultura 90.07, afirmou que em 2022 denunciou ao então secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a atuação das facções em eventos comemorativos ao Dia das Crianças, em Cuiabá. Bustamante, segundo Wilson, o confidenciou que outros parlamentares já haviam procurado para pedir melhorias aos presos do Comando Vermelho nos presídios. Na ocasião, Wilson, sem citar nomes, afirmou que o comando já está elegendo vereadores, deputados e daqui a pouco começam a eleger prefeito.

A acusação de Wilson, conforme a presidente da Casa de Leis, em exercício, deputada Janaina Riva (MDB), causou constrangimento nos demais 23 deputados que a procurou para reclamar. Além de Janaina, os deputados que manifestaram foram Valdir Barranco (PT), Fábio José Tardin (PSB) e Paulo Araújo (PP). 

Sobre a denúncia, Valdir Barranco classificou como acusação gravíssima, que deve ser apurada. “Eu ouvi falar pelos corredores, mas nada assim, tão grave. Nos não podemos admitir, o crime organizado não pode se instalar aqui dentro por representação de quem ajudou eleger. Não Pode!”, destacou.

Barranco também observou que a declaração é investigada pelo Ministério Público Estadual, bem como, adiantou que a presidente da Casa em exercício, Janaina Riva irá ouvir o deputado. “O papel do Parlamento, o papel do Executivo, o papel do Poder Público, do Ministério Público, das Polícias, é combater o crime organizado. Não é ajudar eles se perpetuarem, então, eu torço para que isso não seja verdade. Para saber se é ou não, primeiro temos que ouvir o deputado. Parece que a presidente Janaina quer ouvi-lo no Colégio de Líderes. Já ouvi que o próprio Ministério Público instaurou um inquérito, portanto, nós saberemos.”

Sobre a suposta omissão do Governo, Barranco também defendeu a responsabilização: “O problema quando não é resolvido tende a crescer, a se ampliar. Não tendo a tomada de iniciativa pelo Governo, e ele informado, agora no processo, essa responsabilidade dele também deve ser apurada. Se o governador de fato sabia, se o secretário de Segurança Pública sabia e se ninguém fez nada, foram omissos, precisam ser responsabilizados.”

Fabinho

O deputado estadual Fábio José Tardin, popular Fabinho (PSB) cobrou os nomes dos envolvidos e criticou Wilson por colocar todos os deputados da legislatura passada como suspeitos. O parlamentar afirmou que seja acionado o Conselho de Ética, bem como defendeu a convocação do ex-secretário apar prestar esclarecimento.

“Lamentável a fala do deputado Wilson Santos. Ele jogou todos nós na vala, apesar que ele falou que já estavam aqui, que foram à Secretaria de Segurança. Graças a Deus, nunca estive com o secretário Bustamante. Ele deveria pensar antes de falar uma besteira dessa, um falastrão. Ele tinha que dar os nomes, quem falou foi deputado, tal e tal”, declarou Fabinho.

Leia também: Bolsonaro afirma não tomou vacina contra Covid e nega adulteração em cartão: “Não tenho nada a esconder”

Janaina Riva.

A presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), deputada Janaína Riva (MDB) afirmou que foi uma surpresa a declaração do colega. Segundo ela, não há nenhum registro da reclamação, nem mesmo na Ouvidoria da Casa. Entretanto, enfatizou que a investigação cabe aos órgãos competentes e não a Assembleia.

“Eu vi que o Ministério Público vai fazer essa interpelação, a Assembleia não tem intenção de fazer essa interpelação. Não é da nossa intenção, até porque acho que não nos cabe cobrar explicações sobre isso. É algo que cabe mesmo aos órgãos investigadores, aqueles que já possuem legitimidade para isso”, declarou a deputada.

Janaina foi enfática ao declarar que “não quer trazer essa confusão aqui para dentro da Casa”, considerando que perdeu o contexto.

“O contexto era dizer da influência do crime organizado, já colocou como os seus deputados fossem líderes do crime organizado. E eu tenho certeza que isso não é verdade, senão nós já saberíamos, né? Não só nós enquanto deputados estaduais, mas também a imprensa de Mato Grosso já teria algo sobre. Então, não vejo aqui nenhum colega sobre suspeita, mas é claro que o assunto merece um esclarecimento para sociedade e uma resposta.”

A deputada também esclareceu que a Assembleia não tem legitimidade para convocar o ex-secretário. Ela classificou que conversa informal é fofoca.
“Então, uma conversa e falei isso pro deputado Wilson, uma conversa tímida pelo telefone em caráter informal, ela é uma conversa informal. É como se você estivesse falando com a imprensa e você estivesse falando em off e isso depois viesse à tona. Então, considero até desrespeitoso com o próprio secretário Bustamante. Não sei se ele tinha autorizado ter essa fala e também não sei se o deputado Wilson avisou que faria essa fala.”

Paulo Araújo

Segundo o deputado Paulo Araújo (PP), Wilson colocou suspeição em todos os deputados. "Sinceramente, estou tranquilo, é uma denúncia que não me preocupa.  As pessoas nos conhece, sabem de nossa índole. Agora Wilson terá que caçar a cabeça para se explicar, não foi a primeira vez que ele falou", avaliando ser inevitável que algum deputado o acione na Justiça. 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760