O governador eleito Mauro Mendes (DEM), durante visita de cortesia ao Ministério Público Estadual (MPE), no final da tarde dessa quinta-feira (26.10), debateu com o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo sobre as questões do duodécimo. Leia Mais: Mendes pretende mostrar aos Poderes que o Estado está quebrado, mas não quer brigar
Curvo relatou que o orçamento no valor de R$ 459 milhões do Ministério Público é o mesmo de dois anos atrás. Segundo ele, além do orçamento ser o mesmo, o Ministério Público também tem valores sem receber.
“A realidade da instituição é que a previsão orçamentária do ano que vem é a mesma de dois anos atrás, uma instituição que há dois anos não recebe o duodécimo em sua integralidade, esse ano, a gente ainda tem pendências de 2016, de 2017 e do primeiro quadrimestre ainda desse ano”, afirmou Curvo.
Por outro lado, Mauro Mendes afirmou que o assunto foi discutido de forma informal pela atual condição de governador eleito. Segundo ele, o assunto será tratado com os Poderes assim que tiver os números do Estado sobre a mesa: “Hoje nós não aprofundamos, não era nosso objetivo, até porque, eu, na condição ainda de governador eleito, não tenho todos os elementos necessários para que essa discussão seja tratada de maneira objetiva, números na mesa, cada um mostrando o que tem feito nos últimos anos”, afirmou.
No entanto, Mendes afirmou que assim como há a possibilidade de cortes, também há possibilidades de acréscimos: “Eventual mudança de duodécimo ela tem que ser tratada com cautela, compreendendo a realidade daquilo que aconteceu, a possibilidade que cada ente tem de poder contribuir com a redução, com a manutenção ou até mesmo uma eventual possibilidade de ampliação dos patamares praticados.”
Mendes reafirmou que deverá se reunir com representantes de outros Poderes e deverá trabalhar na mesma linha como já havia anunciado na campanha: “Estamos aqui primeiro para uma visita de cortesia, temos uma pré-agenda com o Tribunal de Contas, com o Tribunal de Justiça, vamos visitar na próxima semana todos os demais órgão das os demais das instituições ligados à estrutura de governo.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).