19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021, 09:03 - A | A

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021, 09h:03 - A | A

OFICIAL

“Cuiabanos” vencem e primeira ferrovia de MT se chamará: “Senador Vicente Emílio Vuolo”

O entrave estava entre homenagear Olacyr de Moraes e Vicente Emílio Vuolo

Rojane Marta/VGN

Reprodução

 

 

Enfim a “batalha” sobre qual nome deveria levar a primeira ferrovia estadual de Mato Grosso chegou ao fim. O entrave estava entre homenagear o ex-rei da soja, empresário paulista do agronegócio “Olacyr de Moraes” – nome sugerido pela empresa Rumo Logística S/A - responsável pela construção e exploração da 1ª ferrovia estadual – e “Senador Vicente Emílio Vuolo” – nome sugerido pelos deputados estaduais e defendido pela “cuiabania”.

Contudo, após longas discussões, o governador Mauro Mendes (DEM) decidiu por manter a homenagem dos deputados estaduais e denominar de “Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo”, a primeira ferrovia estadual.

Leia mais: Deputados discordam da Rumo e devem mudar nome de ferrovia para Senador Vicente Vuolo

Mauro sancionou a lei 11.582/2021, de autoria dos deputados Wilson Santos (PSDB) e Eduardo Botelho (DEM).

“Dá-se o nome de Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo a primeira ferrovia Estadual de Mato Grosso, com extensão de 730 km de Cuiabá a Lucas do Rio Verde. O Poder Executivo construirá em cada estação instalada no trecho de Cuiabá a Lucas do Rio Verde, um pórtico com a inscrição: “Ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo”, além de outras instruções técnicas necessárias” cita trecho da lei.

No entanto, a norma também contempla o nome do ex-rei da soja, mas em terminais a serem construídos nos municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

“Dá-se o nome de Terminal rodoferroviário Olacyr de Moraes aos terminais instalados nos municípios de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O Poder Executivo construirá, em cada um desses terminais, um pórtico com a inscrição: “Terminal Rodoferroviário Olacyr de Moraes”” diz norma.

Já os demais terminais e possíveis extensões dos trilhos da ferrovia serão nomeados posteriormente, homenageando outras personalidades que tenham contribuído diretamente para a concretização da obra e desenvolvimento do Estado de Mato Grosso.

Vicente Emílio Vuolo foi uma das pessoas que lutou para que a ferrovia chegasse em Mato Grosso, principalmente em Cuiabá. O nome da ferrovia em homenagem a Vuolo já havia sido definido em 1998, mas, a Rumo quis mudar a história.

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760