Apesar de ser uma das poucas nações do mundo a contar com uma mulher como presidente e de ter uma lei de cotas que prevê que cada partido ou coligação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, o Brasil está na lanterna em termos de participação feminina na política.
No entanto, em Várzea Grande, o número de representantes do sexo feminino nas eleições municipais deste ano é maior do que no último pleito. Em 2008, de 202 candidatos a vereadores, apenas 47 eram do sexo feminino. Já para eleições de 2012, 74 mulheres concorrem ao Legislativo.
Para o Executivo, uma mulher encabeça a chapa majoritária e três são postulantes ao cargo de vice, enquanto que, em 2008 apenas uma candidata à vice e nenhuma à prefeita.
A candidata ao Paço Couto Magalhães neste ano é Lucimar Campos, esposa do senador Jaime Campos, pelo Partido Democratas. Já as vices são professora Eunice Teodoro – Nicinha pelo Partido Social Democrático(PSD), chapa encabeçada por Sebastião dos Reis Gonçalves – Tião da Zaeli. Ariadne Baracat pelo Partido Pátria Livre, que conta com o professor Edson Ribeiro encabeçando a chapa. E Rozanil Guimarães pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Milton Dantas.
Vale destacar, que nenhuma das candidatas eram postulantes na política.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).