04 de Dezembro de 2024
04 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 18 de Junho de 2023, 13:00 - A | A

Domingo, 18 de Junho de 2023, 13h:00 - A | A

políticas públicas

Conselheiro diz que MT sofre com crises por falta de planejamento de longo prazo

Agenda 2050 do TCE deverá ser seguido rigorosamente por Mauro Mendes e pelos próximos gestores

Lucione Nazareth & Kleyton Agostinho/VGN

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, revelou que a Corte Contas irá elaborar a Agenda 2050 voltada para implementação de políticas públicas para Mato Grosso nos próximos 27 anos. O documento deverá ser seguido rigorosamente pelo governador Mauro Mendes (União) e pelos próximos gestores que administrarão o Estado.

Segundo ele, Mato Grosso não vem sendo pensado estrategicamente pelos gestores públicos, que focam em suas respectivas gestões projetos de desenvolvimento e em políticas públicas apenas nos quatros anos do seu mandato.

“O que acontece é que ao longo de todos os anos o político entra e só pensa nos quatro ou oito anos de mandato que ele fica. Não há pensamento de política a longo prazo. Mato Grosso, muitas vezes experimenta a dificuldade no crescimento, crise em alguns setores porque não se pensou política a longo prazo. Cada governador tem que ser estadista e pensar política de curto, médio e longo prazo. Nós estamos enfrentando problemas que poderíamos não estar enfrentando sendo um Estado rico como somos”, declarou Sérgio.

Ricardo explicou que a falta dessa elaboração de projetos e de políticas públicas a longo prazo vem prejudicando Mato Grosso. Pensando na solução deste problema, o conselheiro disse que o Tribunal de Contas irá iniciar estudos que possam sugerir políticas públicas até 2050.

“A ONU coloca o mundo 2030. O Tribunal de Contas vai começar a fazer uma discussão de Mato Grosso 2050. Como será Mato Grosso em 2050. Vamos iniciar estudos para sugerir políticas públicas para gestores, não importa qual gestor, esse o atual, os outros. Um projeto de políticas públicas para chegar e implementar. Não adianta só pensar Mato Grosso para quatro anos de mandato”, finalizou.

Leia Também - Conselheiro defende fundo para pescadores, mas destaca urgência do repovoamento dos rios

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760