Os vereadores da Câmara de Cuiabá aprovaram, por 21 votos favoráveis, o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela revogação do Título de Cidadão Cuiabano concedido ao deputado Gilberto Cattani (PL), por comparar a gestação de mulheres à das vacas e depois pedir desculpas as vacas. A declaração do deputado foi durante reunião da Frente Parlamentar Contra o Aborto – “Pró-Vida”.
Manifestaram durante a sessão ordinária desta terça-feira (05.09) apoio a revogação, a vereadora Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (União Brasil) e Edna Sampaio (PT), bem como, os vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos), Luis Cláudio (Progressistas) e o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL). Correligionário do deputado Cattani, Chico 2000, além de se posicionar, também fez questão de votar, considerando que o presidente não é obrigado, exceto quando empate.
Ao destacar "ser uma honra retroceder" quando percebe que a conduta de uma pessoa não confere com a homenagem, Maysa Leão afirmar que Cattani não merece carregar o título. A parlamentar destacou que a retirada do título representa que misógino e agressores, seja moral, psicológica ou de qualquer natureza, direcionadas a mulheres ou a qualquer indivíduo não passarão batido na Casa de Leis.
“Estamos discutindo algo que pode acontecer com qualquer vereador, quando a gente concede o Título de Cidadão, quando a gente concede Moção de Aplausos, estamos ali reconhecendo uma pessoa com uma atuação importante para o município de Cuiabá, mas sabemos que respondemos apenas pelo nosso CPF, e ao concedermos esses títulos corremos o risco de que este cidadão tenha uma conduta posterior que o desabone de carregar um título de tamanha importância. Então, a quem propôs o título nenhuma responsabilidade, a responsabilidade hoje dessa propositura, da retirada deste título é totalmente do cidadão que o recebeu no passado”, declarou Maysa Leão.
Já o vereador Luis Cláudio criticou a Assembleia Legislativa e o radicalismo que prejudica as relações humanas: “Cuiabá não pode deixar de dar uma resposta a esse deputado estadual, se a Casa Legislativa [AL/MT] não fizer nada, nós faremos.”
O único a defender o título de cidadão nas mãos do deputado Cattani foi o autor da homenagem, o vereador Wilson Kero Kero (Podemos). Porém, não conseguiu convencer os colegas.
Leia também: Solidário aos comerciantes, Pedrinho se frustra por BRT só funcionar em VG após conclusão em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).