02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 15:05 - A | A

Sexta-feira, 31 de Março de 2023, 15h:05 - A | A

Rhinovírus e influenza

Com surto gripal, prefeito de VG se reúne com intervenção para discutir superlotação em unidades de saúde

"Temos monitoramento nas nossas unidades e estão lotadas. Infelizmente há esse surto e há uma preocupação", diz Kalil sobre superlotação

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

Com as unidades de saúde de Várzea Grande superlotadas, o prefeito Kalil Baracat (MDB) se reuniu com a interventora da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, para direcionar politicas públicas conjuntas com o Estado. Segundo Kalil, Várzea Grande recebe muitos pacientes diagnosticados com diferentes vírus gripais, entre elas, rhinovírus e influenza.

“Discutimos várias ações e vamos colocar em prática para diminuir e fazer campanhas produtivas, parcerias entre a Capital e Várzea Grande, em ações preventivas, ampliar os atendimentos. Há um surto! Rhinovírus, influenza, que está afetando principalmente as crianças”, disse Kalil, ao observar que não foi discutida abertura de UTIs no município. 

Kalil confirmou a superlotação nas unidades de saúde de Várzea Grande, mas não confirmou que a situação acontece por conta da crise em Cuiabá. “Pegamos imagem atual, temos monitoramento nas nossas unidades e estão lotadas. Infelizmente há esse surto e há uma preocupação, por isso fomos chamados para discussão nessa reunião de hoje.”

Ao contar que a intervenção está estruturando toda a rede de Cuiabá, também afirmou que Várzea Grande não irá fornecer mais medicamentos à Capital. Porém, disse que o município deve comprar mais medicamentos em razão do aumento da demanda.

“Já estão fazendo as compras, estão estruturando toda a rede, isso foi colocado na discussão, nós estamos com os nossos estoques regulares, mas devido ao aumento de demanda dentro de nossas unidades, lógico, que aumenta o consumo. E a gente terá que fazer novas compras, mais investimentos”, contou o prefeito. 

Leia também: “Bactéria em hospital é rotina”, afirma secretário de Saúde de MT ao comentar mortes de crianças na Santa Casa

Contudo, ao ser questionado se o governador Mauro Mendes (União) manifestou se irá injetar dinheiro na saúde, Kalil afirmou que o Governo colocou à disposição, mas não falou em valores. “O governador está pronto, até porque a intervenção está aqui. Não foi discutido valor, ele se colocou pronto a ajudar.”

A reunião contou com a participação do secretário de saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, o secretário estadual, Gilberto Figueiredo e com o próprio governador Mauro Mendes.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760