Montagem VGN
Compõem a bancada do PSL na AL/MT, os deputados, Elizeu Nascimento, Delegado Claudinei, Ulysses Moraes e Gilberto Cattani
Apesar da pandemia Covid-19, os partidos seguem se preparando para as eleições em 2022. Em entrevista ao VGN, o vice-presidente estadual do PSL, deputado estadual Elizeu Nascimento, afirmou que o partido “trabalha” para reeleger os quatro deputados que compõem a bancada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT).
Além de Elizeu Nascimento, o PSL conta com os deputados, Delegado Claudinei, Ulysses Moraes e Gilberto Cattani.
“A princípio os quatro nomes estão colocados para a reeleição. Acreditamos fazer a mesma bancada ou até mais, dependendo da construção da chapa, com fortes nomes nós fecharmos cinco deputados estaduais”, avaliou o vice-presidente da sigla.
Leia mais: Russi confirma projeto para disputar reeleição e descarta ser vice na chapa de Mendes
Caso o cenário continue este, o PSL terá uma verdadeira “guerra de titãs” na "briga" pelo voto pelo sistema proporcional. Porém, Nascimento revelou que a possibilidade do deputado, Delegado Claudinei disputar a federal, “mas isso não é certo ainda.
O VGN consultou o advogado e professor de direito eleitoral, Hélio Ramos que apontou o artigo 10, inciso I da Lei 9.504, que estabelece normas para as eleições. Ele explica que como Mato Grosso tem menos de 12 vagas, no nosso caso são oito, o Estado pode lançar 200% das respectivas vagas.
“Quer dizer o seguinte, deputado federal são oito vagas cada partido pode lançar 16. Deputado estadual são 24 vagas cada deputado pode lançar 48 candidatos, sempre lembrando que destes 16 e 48, 30% são de outro sexo. Ou seja, se for só mulher tem que ter 30% de homem, ou se for só homem tem que ter 30% de mulher”, explicou Hélio.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).