Mayke Toscano/Secom-MT
Governador Mauro Mendes participa do lançamento da Operação Amazônia Arco Norte
Com o início do período da estiagem - julho a novembro, o govenador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) lançou nesta segunda-feira (31.05) mais uma etapa da Operação Amazônia - combate ao desmatamento ilegal, incêndios florestais, entre outros crimes ambientais.
“A operação envolve o Estado como um todo, todos os biomas serão abarcados, existem um planejamento e nós já estamos em campo desde março e nós vamos esse ano ter uma atuação pouco mais eficiente, porque nós preparamos para isso, compramos mais equipamentos, colocamos as condições, alocamos R$73 milhões para o combate ao desmatamento ilegal e também para o combate aos incêndios florestais”, afirmou o governador.
Questionado se Mato Grosso recebeu apoio do Governo Federal no combate aos crimes ambientais, mesmo após as investigações da Polícia Federal no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – que investiga facilitação à exportação ilegal de madeira -, Mendes afirmou que o Estado recebeu em 2020 de diversos órgão federais, entre eles, o Exército Brasileiro e a Marinha Brasileira, mas declarou desconhecer o planeamento para este ano.
“No ano passado eu não posso reclamar nós tivemos diversos apoios na Operação chamada Verde Brasil, que contou com a participação do órgão federal. Neste ano, eu não conheço o planejamento total deles, o quanto de recursos irão disponibilizar para que os órgãos dentro de sua especificidade possam atuar dentro do Estado”, declarou Mendes.
Leia também: Mendes diz que VLT nasceu da corrupção e foi enterrado na sua gestão, mas prefeito insiste em alimentá-lo
Segundo Mendes, conforme dados do segundo dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), até abril deste ano, Mato Grosso reduziu 30% do seu desmatamento.
“Isso mostra que as ações que nós estamos implementando, elas estão produzindo efeitos práticos, porque tudo isso, que nós fazemos, ao final do dia queremos reduzir a zero o desmatamento ilegal”, declarou o governador.
Mendes garantiu pena severa aos que ainda insistem na ilegalidade: “Nós vamos fazer aplicar a lei brasileira aqui no Estado de Mato Grosso, claro que uma pequena minoria – entre produtores rurais (-3%), fazem alguma atividade ilegal. É muito pouco, mas para proteger a grande maioria, nós vamos aplicar as duras penas da lei”, encerrou.
Operação - A Operação integra órgãos de defesa do meio ambiente e forças de segurança estaduais e federais para combate ao desmatamento ilegal, queimadas irregulares e incêndios florestais, aplicando a política do Estado de Mato Grosso de tolerância zero aos ilícitos ambientais.
Os principais instrumentos da operação serão o reforço das forças de Segurança, o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, a fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, o embargo de áreas, a apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime, e a responsabilização de infratores.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).