14 de Novembro de 2024
14 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 09 de Maio de 2020, 09:15 - A | A

Sábado, 09 de Maio de 2020, 09h:15 - A | A

AL/MT

Com 91 leitos para pacientes de Covid-19, morador de Juara morre sem UTI em MT

Adriana Assunção/VG Notícias

O deputado Oscar Bezerra (PV) na sessão extraordinária dessa sexta-feira (08.05) disse ser inexplicável a legislação proibir o sistema de saúde ocupar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinado a Covid-19, por pacientes com outras doenças.

Oscar relatou que tentou conseguir um leito para um morador de Juara (506 km de Cuiabá), identificado por Alencar Fantin, e mesmo com a divulgação de 91 leitos de UTIs disponíveis na rede SUS do Estado, com taxa de ocupação de 12,5%, o paciente acabou morrendo antes de conseguir.

“Ele teve começo de infarto e precisando da UTI, procuramos, mas não tinha vaga. O companheiro Alencar Fantin morreu hoje (8) por infarto. Ele acabou falecendo por falta de UTI. E as pessoas não conseguem compreender, não conseguem entender o porquê que o Estado tem quase 100 UTIs, mesmo que esteja direcionado ao Covid-19, eles estão literalmente vazios. Para a família, a situação é um negócio inexplicável”, lamentou o deputado.

Bezerra relatou ainda, que tentou conseguir a vaga recorrendo ao secretário Gilberto Figueiredo, que conseguiu dois dias depois, mas foi tarde demais: “Eles alegaram que realmente os leitos para Covid-19 é só para Covid. Não é possível, eu digo, não existe pessoas morrendo só de Covid!. Eu perdi um amigo, um companheiro e imagina quantas pessoas estão perdendo a vida por falta de UTI. Eu falei com Botelho, temos que mudar isso. Ficamos dois dias tentando, o próprio secretário tentou, e o dia que conseguiu ele morreu”, disse o deputado ao oticias.

A deputada Janaina Riva (MDB) que também é do município relatou que a família está desesperada e se pergunta como o Estado divulga um número de leito e ao mesmo tempo pessoas morrendo a espera de cirurgias seja neurológicas ou cardiológicas: “Eu quero fazer esse apelo ao secretário Gilberto para que se atente a isso. Esse paciente depois não tinha condições de transferência, mas ficou vários dias esperando”, questionou.

O presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), Eduardo Botelho (DEM) compartilhou da indignação dos colegas e garantiu que se reunirá com o Governo do Estado para tratar da demanda: “Eu concordo plenamente com vocês, temos que discutir isso com o Governo, para resolver a questão de UTI para pacientes distantes e em locais que não tem. A UTI tem que ser disponibilizada, não vamos deixar pessoas morrer porque vai esperar paciente de Covid-19", disse Botelho.

Outro Lado - Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou, que por meio da Central de Regulação foi cedida nesta quinta-feira (07) uma vaga em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, para o paciente A.l.F. No entanto, o profissional médico responsável pelo paciente não autorizou, naquele dia, a transferência devido a não condição clínica de A.I.F para o transporte. O paciente foi transferido nesta sexta-feira (08) para o Hospital Municipal de Cuiabá, onde veio a óbito.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760