Nesta sexta-feira (21.07), o atual presidente do PL na capital, vereador Chico 2000, criticou a postura do deputado federal Abílio Júnior (PL) no Congresso Nacional. O deputado é um dos pré-candidatos do partido na corrida pela sucessão de Emanuel Pinheiro. No entanto, Chico 2000 fez questão de ressaltar que a decisão de mudança é inteiramente atribuída ao próprio deputado, enfatizando que "a escolha é dele".
Abílio Júnior disputou a prefeitura em 2020 e perdeu no segundo turno para Emanuel Pinheiro (MDB), ele quer novamente ser candidato. Em 2022 o deputado conquistou uma cadeira na Câmara Federal, fazendo a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, e sua postura, principalmente nas sessões da CPMI dos atos golpistas, tem sido alvo de críticas tanto a nível nacional quanto local.
Chico 2000, que também é pré-candidato pelo PL em Cuiabá, falou sobre a postura adotada por Abílio durante na Câmara dos Deputados. Segundo Chico 2000, as ações de Abílio são percebidas como "extremamente negativas para a cidade, para o estado, para a classe política mato-grossense" e até mesmo para o próprio deputado.
No entanto o vereador enfatizou que a decisão de mudança é do próprio deputado. "Nós vivemos de escolhas, as posições do Abílio são uma escolha dele, ele só precisa saber se elas estão agradando mais ou desagradando mais e a partir daí se ele entender que deva mudar, a escolha é dele", destacou Chico 2000. Ele também ressaltou que cada indivíduo é responsável por suas decisões políticas e que Abílio possui a liberdade de escolher suas posições, mesmo que estas sejam alvo de críticas.
Sucessão de Emanuel Pinheiro
Atualmente, a sucessão do prefeito de Cuiabá é marcada pelas disputas internas. Além da disputa entre o deputado Abílio Júnior e o vereador Chico 2000 no PL, também existem embates dentro do União, com o presidente da assembleia, deputado Eduardo Botelho, e o deputado federal Fábio Garcia buscando ser o representante do partido na eleição. Há ainda a federação PT, PV e PCdoB, que conta com três pré-candidatos disputando esse espaço: o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), o deputado Lúdio Cabral (PT) e a ex-deputada federal professora Rosa Neide (PT).
Leia Também: Em entrega da nova estrutura do Mercado do Porto, Botelho evita polêmicas por divergências no União
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).