02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 10:22 - A | A

Terça-feira, 06 de Junho de 2023, 10h:22 - A | A

Mato Grosso

Botelho se prepara para retomar ao comando da AL e colocar “Casa em ordem”

Deputado Eduardo Botelho aborda projetos ambientais e questões polêmicas em entrevista

Rojane Marta/VGN

Prestes a retomar ao comando da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado estadual Eduardo Botelho (União), atualmente licenciado, em entrevista concedida nesta terça (06.06), abordou diversos assuntos, incluindo projetos ambientais e questões polêmicas discutidas na Casa de Leis durante seu afastamento.

Botelho mencionou a importância de discutir projetos relacionados à preservação do rio Cuiabá e a necessidade de evitar a construção de usinas na região do Pantanal, devido aos impactos dos agrotóxicos e venenos utilizados na agricultura. “Temos vários projetos relacionados ao meio ambiente para discutirmos na Assembleia, principalmente a preservação do rio Cuiabá. Não podemos deixar construir usina aqui nessa região, com todo respeito que temos pelo agronegócio e a importância que ele tem para nós, mas nessa região do Pantanal não dá, por conta dos agrotóxicos, dos venenos, então é tudo isso que temos que trabalhar juntos” destaca.

Eduardo Botelho também falou sobre sua volta à presidência da Assembleia Legislativa, mencionando que pretende conversar com a Mesa Diretora e discutir o andamento do Projeto de Lei 1363/2023, de autoria do Poder Executivo, que proíbe pesca por 5 anos nos rios de Mato Grosso, o período é considerado o retorno "da cota zero" no Estado. O PL, aprovado em primeira votação na ALMT, tem gerado bastante debate.

Quanto ao deputado Wilson Santos, que declarou esperar a ajuda de Botelho para barrar a segunda votação do projeto, o deputado afirmou não ter tido uma conversa específica com Santos, mas destacou que pretende ouvir todos os deputados e trabalhar com a maioria para encontrar um caminho.

Quando questionado sobre a possibilidade de devolver o projeto, que foi votado apressadamente, Botelho explicou que, de acordo com o regimento da Assembleia Legislativa, após passar pela Comissão e pela votação, somente o plenário pode decidir sobre a devolução do projeto. Ele ressaltou a importância de reativar as discussões e ouvir todos os setores envolvidos.

Botelho destacou seu compromisso em ouvir diferentes pontos de vista e promover um debate amplo sobre o assunto, e disse que ao assumir novamente a Presidência, colocará tudo nos trilhos, promovendo discussões, ouvindo as comissões e buscando esclarecer todas as dúvidas, a fim de criar um ambiente propício para as ideias serem expostas. Leia mais: Com cinco votos contrários, deputados aprovam projeto que proíbe pesca em MT

A respeito das declarações polêmicas do deputado Gilberto Cattani, que comparou mulheres com vacas, Botelho afirmou que serão tomadas medidas para lidar com essa questão.

Questionado sobre a imagem da Assembleia ser prejudicada pelas atitudes de Cattani, o deputado Botelho negou que a Casa seja uma "casa dos horrores" e enfatizou que não permite desrespeito ou tumulto por parte dos deputados. Ele ressaltou que qualquer deputado que queira tumultuar não é bem-vindo e na Câmara Federal tal comportamento é permitido.

“A assembleia nunca foi casa de horrores. Temos uma premissa dentro da Assembleia, não temos permitido nenhum deputado faltar com respeito, nenhum deputado tumultuar, eu falo se quer tumultuar, não venha para Assembleia, porque aqui nós não aceitamos deputado que quer fazer tumulto, que quer atrapalhar a reunião de Comissões, isso não é permitido aqui, se quiser vai lá para Câmara Federal, que lá eles tem permitido isso, aqui não!”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760