A pesquisa realizada pelo Gazeta Dados divulgada nesta quarta-feira (22.10) aponta que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), se consolidou em primeiro lugar na preferência do eleitor na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2024. A pesquisa também apontou que o deputado federal Abílio Júnior (PL) vem perdendo força enquanto o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) cresce.
Botelho lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de Cuiabá em todos os cenários testados pela pesquisa. Na modalidade estimulada, o presidente da Assembleia aparece com 21% da preferência dos cuiabanos, 4 pontos percentuais a mais que Abílio Júnior, que aparece em segundo com 17%, seguido por Lúdio Cabral com 12%. Considerando a margem de erro da pesquisa, Abílio e Lúdio estão empatados tecnicamente.
O presidente da Assembleia também lidera na modalidade espontânea, com 7%, seguido por Abílio com 5%, Lúdio com 3%, Wilson Santos, Fábio Garcia e José Roberto Stopa com 1% cada. Outros nomes somaram 2%, e 80% não souberam ou não quiseram responder.
Um dado importante que essa pesquisa revela é a desidratação do desempenho de Abílio. O deputado que a meses atrás liderava em todos os cenários hoje vêm caído na preferência do eleitor. Ele, que tinha a certeza de que estaria no segundo turno, hoje vê que isso não é tão certo assim, pois enquanto Botelho se consolidou em primeiro, Abílio vê Cabral se aproximar dele, colocando em dúvida se de fato ele estará no segundo turno.
A pesquisa também testou alguns cenários para o segundo turno. Nos cenários envolvendo os três primeiros colocados, Botelho venceria Abílio por 31% a 22% e Lúdio por 33% a 17%, enquanto em uma disputa entre Abílio e Lúdio o resultado seria 24% para Abílio e 23% para Lúdio. Esses números reforçam a preferência do eleitor por Botelho e a perda de força de Abílio, que segue empatado com Lúdio mesmo no segundo turno.
Outro dado relevante desta pesquisa é a taxa de rejeição dos candidatos. Neste quesito, Abílio empata com o vice-prefeito José Roberto Stopa, com 44% dos entrevistados dizendo que não votariam de jeito nenhum em ambos. Na sequência aparece o deputado federal Fábio Garcia, rejeitado por 42% dos entrevistados, seguido pela ex-deputada Rosa Neide, com 41%, Lúdio Cabral com 36% e Eduardo Botelho com 31%.
Os resultados da pesquisa apontam para um cenário indefinido para a eleição da prefeitura de Cuiabá em 2024. Enquanto Botelho lidera, Abílio vem perdendo força e Lúdio Cabral cresce. A disputa pelo segundo turno está aberta e a taxa de rejeição elevada de alguns candidatos pode ser um fator importante para o resultado da eleição.
Leia também - Deputado critica falta de planejamento do Estado na execução das obras do BRT em VG: "Sem projeto"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).