28 de Novembro de 2024
28 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 10:15 - A | A

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 10h:15 - A | A

Projeto saiu da AL

Botelho recorda veto governamental e destaca articulação da Assembleia pela CNH Social

Criado por lei de autoria do deputado Cláudio Ferreira, o programa foi vetado pelo próprio governador Mauro Mendes

Adriana Assunção/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho (União) destacou a "luta" dos deputados para derrubar o veto do governador Mauro Mendes (União) e manter o Programa CNH Social, instituído por decreto nesta quarta-feira (24.01) pelo Governo do Estado.

“Esse é um projeto que saiu da Assembleia, um projeto do deputado Cláudio que particularmente ajudei a trabalhar. Esse projeto foi aprovado, foi vetado e depois houve a derrubada do veto, na derrubada do veto, fizemos uma grande articulação, depois uma negociação com o Governo, para usar parte da emenda do deputado. Eu ajudei nessa articulação para que ele pudesse aprovar e sem [o Governo] recorrer”, destacou.

Criado por lei de autoria do deputado Cláudio Ferreira (PL), o programa foi vetado pelo próprio governador Mauro Mendes, porém, os deputados derrubaram o veto em dezembro de 2023. Com a regulamentação da lei por decreto, o programa vai garantir a inclusão social e facilitar o acesso de pessoas de baixa renda à primeira Carteira Nacional de Trânsito (CNH). A lei estabelece isenção de taxas as pessoas de baixa renda, bem como, custeio do curso teórico, aulas práticas e exames.

“Todas as pessoas que querem participar desse programa precisam estar inclusas no CadÚnico, precisam realmente comprovar que não tem a renda suficiente para estar pagando esse serviço”, destacou Cláudio Ferreira.

Leia mais: Mendes sanciona programa de acesso gratuito à 1ª CNH, mas veta gratuidade em aulas práticas e teóricas

CNH Social

Segundo o Governo, o novo programa CNH Social beneficiará, inicialmente, 10 mil pessoas de baixa renda a conquistar a primeira carteira de motorista. O investimento total é de R$ 18 milhões, deste total R$ 6 milhões são de emendas do deputado estadual Cláudio Ferreira. “Podem se inscrever para receber as isenções pessoas acima de 18 anos, que sabem ler e escrever, que moram em Mato Grosso há mais de um ano e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.”

Leia mais: Pessoas com baixa renda terão aulas práticas e teóricas gratuitas pelo Programa CNH Social

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760