O deputado federal por Mato Grosso, Carlos Bezerra (MDB) chamou a medida do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que pretende extinguir 1.253 municípios brasileiros, sendo que somente em Mato Grosso 34 municípios podem deixar de existir, de “despreparo político”. A declaração do emedebista foi durante almoço que participou hoje (06.11) em Brasília, com a bancada do MDB nacional, e com a presença do ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos.
A medida criticada consta no Plano Mais Brasil, no qual integram três Propostas de Emendas à Constituição (PEC) apresentadas na terça (05) pelo presidente ao Congresso Nacional e prevê que municípios com menos de cinco mil habitantes e com arrecadação abaixo de 10% da Receita devem ser extintos.
“Trata-se de uma medida de despreparo político, de falta de conhecimento da realidade brasileira” destacou o deputado.
De acordo com o deputado, a reforma necessária deveria começar pela divisão justa do “bolo tributário”, de acordo com a realidade dos municípios. “É um Deus nos acuda nos municípios, porque falta dinheiro para a saúde, educação, saneamento básico”, criticou.
Dados - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui ao todo 1.253 municípios com menos de 5 mil habitantes e que, possivelmente, podem ser atingidos pela nova regra.
Já no Estado de Mato Grosso, dos 141 municípios existentes, ao menos 34 correm o risco de serem extintos, entre eles: Araguainha, Araguaiana, Canabrava do Norte, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Itaúba, Luciara, Nova Brasilândia, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Planalto da Serra, Porto Estrela, Ponte Branca, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, Salto do Céu, Santa Cruz do Xingu, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Tesouro, Torixoréu, União do Sul e Vale do São Domingos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).