O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) cobrou nesta quarta-feira (22.11) explicações da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) sobre queimadura sofrida por um bebê de três meses no Hospital Regional de Sinop, no último 15 de novembro de 2023.
Ele apresentou requerimento cobrando explicações do secretário Gilberto Figueiredo sobre a queimadura de 2º grau sofrida pelo bebê, supostamente ocasionada por uso inadequado de manta térmica durante cirurgia.
“Meu requerimento é sobre o que aconteceu no Hospital regional de Sinop, uma criança de três meses sofreu queimaduras devido ao uso de uma manta térmica. Estamos requerendo da SES explicações do porquê do ocorrido, como é possível uma criança de três meses sofrer queimaduras de 2º grau em um Hospital Regional com todo aparato que tem. Queremos resposta sobre a investigação desse caso e nos de explicações”, declarou o deputado.
O bebê foi submetido a um procedimento cirúrgico (colangiografia), no centro cirúrgico do Hospital e na oportunidade foi utilizada uma malha que permitiu a passagem de corrente causando as lesões ao infante.
Cattani quer informações sobre a descrição detalhada das lesões e queimaduras sofridas pelo paciente, incluindo a extensão das áreas afetadas, bem como, a identificação do material da manta térmica que supostamente causou as queimaduras e sua procedência.
O parlamentar também quer informações sobre a supervisão e orientação dadas aos responsáveis pelo paciente quanto ao uso correto da manta térmica e o relatório dos profissionais de saúde que atenderam o paciente desde a admissão, incluindo diagnósticos, tratamentos aplicados e prognóstico.
O requerimento solicita, ainda, a identificação e descrição das medidas tomadas para evitar casos semelhantes no futuro, tais como revisão de protocolos, treinamentos ou alerta aos responsáveis e equipe médica. “Caso existam, solicito cópias de documentos relacionados ao incidente, como prontuários médicos, registros de atendimento e relatórios de incidentes.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou ao que o paciente está sendo assistido por uma equipe multiprofissional do hospital e segue os protocolos clínicos necessários para a breve recuperação do paciente. Consta ainda da nota, que a SES por meio do Hospital Regional de Sinop, informa que o caso foi encaminhado para o Comitê de Ética e Núcleo de Segurança do Paciente da unidade de saúde para apuração dos fatos junto às equipes médicas que realizaram o atendimento do paciente. "A Secretaria pontua que a mãe do paciente foi acolhida pela assistência social e equipe médica do hospital para esclarecimentos."
BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Um boletim de ocorrência foi registrado às 20h do dia 15 de novembro. Conforme o registro, o fato aconteceu às 12h50. Consta da narrativa, que a mãe informou que seu filho de 03 meses e 15 dias, internado na UTI do hospital Regional Jorge Abreu de Sinop, passou por um procedimento cirúrgico, onde verificou que está compartes do corpo queimado, com queimadura de 2° grau, sendo que em conversa coma médica responsável pela UTI pediátrica, foi informada que possivelmente teria sido um erro do anestesista que utiliza uma manta térmica e devido colocar a manta muito quente, ocasionou a queimadura.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).