O candidato a deputado estadual, Valdir Mendes Barranco (PT), ingressou com uma ação cautelar, com pedido liminar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tentar regularizar sua situação e assumir o cargo no lugar do deputado diplomado, Pery Taborelli (PV) – popular coronel Taborelli.
A ação foi protocolada em 11 de agosto e está conclusa ao relator, presidente do TSE Dias Toffoli, que poderá decidir monocraticamente a qualquer momento.
Barranco constava como candidato ficha-suja, em decorrência da reprovação de suas contas pela Câmara de Vereadores de Nova Bandeirantes, referente ao exercício de 2007 - quando respondia pela Prefeitura do município.
No entanto, em maio deste ano, o Pleno do TSE acatou o pedido do petista, o tornou elegível e determinou o retorno dos autos para o Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE/MT), para que o órgão faça uma análise das contas dele referentes aos exercícios de 2008 e 2009 - que foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT).
Definido como ficha limpa, o petista luta para validar seus 19.227 mil votos e assumir a vaga no lugar de Taborelli, enquanto não há trânsito e julgado do recurso.
Vale destacar, que o atual detentor do cargo, coronel Taborelli, também ingressou com embargos de declaração, em 10 de agosto no TSE, tentando impedir que o petista assuma a vaga.
Entenda - Por ser considerado “ficha suja”, ao ter as contas de gestão do exercício de 2007 reprovadas, quando prefeito de Nova Bandeirantes, os 19.227 votos conquistados por Barranco não foram contabilizados para a sua coligação “Amor a Nossa Gente” – composta pelos partidos: PT, PMDB, PR, PROS e PC do B.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).