05 de Novembro de 2024
05 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 08 de Março de 2023, 14:53 - A | A

Quarta-feira, 08 de Março de 2023, 14h:53 - A | A

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA

Barranco critica Mauro Mendes pelo ataque contra ele: “governador errou na dose e foi muito infeliz”

Barranco diz que denúncia protocolada no Ibama não foi contra governador

Lucione Nazareth/VGN

O deputado estadual, Valdir Barranco (PT), disse nesta quarta-feira (08.03) que o governador Mauro Mendes (União) “errou na dose” ao chamá-lo de “mentiroso” em decorrência da denúncia encaminhada por ele (Barranco) à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no qual, acusa o chefe do Poder Executivo de explorar garimpo ilegal dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A denúncia foi publicada pela Revista Veja.

“Eu acho que o leviano é quem fala uma coisa dessa. Não é compatível com a figura, nem de um deputado, nem de um governador, fazer um ataque deste tão leviano. Eu não sou mentiroso, porque acho que ele (Mauro) não leu o documento que encaminhei à ministra”, declarou o parlamentar.

Leia Mais - Governador rebate críticas e chama deputado de "mentiroso" sobre estadualização do Parque de Chapada

O parlamentar explicou, que apenas encaminhou a denúncia à ministra Marina Silva e ao Ibama, pelo fato dos órgãos federais serem os únicos que detêm profissionais capacitados para verificar a procedência ou não da denúncia, e que em nenhum momento denunciou a pessoa do governador Mauro Mendes.

Barranco garantiu, ser habitual, de sua parte, encaminhar todas as denúncias que recebe em seu gabinete para os órgãos competentes para a verificação dos fatos, e que sempre busca agir com responsabilidade, frisando, ainda, que jamais tentou se autopromover ou atacar alguém utilizando as denúncias que são endereçadas a ele.

“Vou exemplificar. Eu vou encaminhar uma denúncia contra o Governo do Estado, referente a Juína, dos povos indígenas que estão sem aula e as condições das escolas, que eles deveriam estudar, são precárias. Eu tenho que encaminhar”, citou o deputado, sem detalhar o conteúdo da citada denúncia.

O deputado acrescentou: “Governador me conhece, ele sabe que sou homem sério. Ele sabe que faço uma oposição de qualidade aqui (Assembleia). Se eu quisesse fazer uma oposição sem responsabilidade, eu teria matéria todas as sessões aqui para ir para tribuna e arrebentar com ele. Eu não vou fazer isso porque sou um cara que toda minha vida tive responsabilidade. Eu acho que ele errou na dose, foi muito infeliz porque ele sabe que não sou mentiroso”.

Ele relatou que chegou a conversar sobre os ataques do governador com alguns colegas de Parlamento. “Se a empresa [a qual o governador estaria ligado] não está dentro do Parque, então, porque tem medo. Se não está na área limite, que vai trazer impacto ambiental ao Parque, não precisa ter medo”.

Ainda, segundo ele, o presidente do Ibama, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, já informou que já iniciou o processo de apuração da denúncia.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760