A morte da ex-prefeita de Várzea Grande Sarita Baracat (PMDB) deixou a cidade em luto nesta terça-feira (10.10). Considerada um ícone na política várzea-grandense, muitos políticos manifestaram pesar pelo falecimento da peemedebista.
O governador Pedro Taques (PSDB) emitiu nota lamentando a morte da ex-prefeita e ex-deputada estadual, Sarita Baracat e ressaltou a contribuição dela para a política mato-grossense.
Já a prefeita Lucimar Campos (DEM), decretou luto de três dias no município. A democrata disse que está consternada com o falecimento. A manifestação da democrata também foi por meio de nota, na qual ressaltou Sarita como uma visionária para seu tempo. Lucimar prestou solidariedade aos amigos e parentes: O sentimento é de tristeza, mas com certeza está perto de Deus”.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (PSB), ressaltou a importância do legado deixado por Sarita, que faz parte do patrimônio de Mato Grosso.
O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) também aprovou na manhã de hoje, uma moção de pesar pela morte da professora.
Em luto, a Câmara Municipal de Várzea Grande alterou a data da sessão ordinária programada pera esta quarta-feira (11.10), transferida para o dia 18.
Carreira política - Conhecida por ser uma mulher à frente do seu tempo, ela enfrentou muitos preconceitos até ascensão na carreira. Sarita foi eleita vereadora por Várzea Grande, em 1952, e em 1966 foi primeira prefeita da cidade na qual administrou até 1977. Ela também foi deputada estadual em 1978, nas primeiras eleições após divisão.
Entre todos os desafios, Sarita sempre demostrou orgulho de ter sido a primeira prefeita da cidade que nasceu, contudo, nunca escondeu o amor pelo magistério.
Sarita dizia que para ser política e professora precisava ter vocação, procurou conciliar a vida política com a função do magistério, onde chegou a função de delegada do MEC e secretária Geral-Chefe da Auditoria Geral do Estado, além de ser fundadora e primeira diretora da Escola Agrícola de Várzea Grande.
Morte - Sarita Baracat faleceu na noite dessa segunda-feira (09.10), em casa, aos 86 anos de idade, quando teve uma parada cardíaca. Ela será o enterrada às 16h, no Cemitério São Francisco de Assis, em Várzea Grande.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).