O deputado federal Valtenir Pereira (MDB), representante de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, não definiu ainda o seu posicionamento a respeito do decreto que visa a sustação do decreto presidencial 9785/2019, que flexibiliza a posse e o porte de armas no país. No entanto, afirma que a tendência é seguir a mesma decisão do Senado - pela derrubada do decreto presidencial.
Na última terça-feira (18.06) o Senado aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 233/2019) de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), com 47 votos a favoráveis e 28 contrários à flexibilização da posse e porte de armas. Para o emedebista, o decreto foi derrubado pelo Senado por extrapolar o poder regulamentar e conflitar com a legislação.
O deputado Valtenir Pereira diz estar aguardando a chegada do PDL à Câmara dos Deputados, para que possa analisar o conteúdo, juntamente com a bancada do MDB. Assegura ainda, considerar o grande apelo dos moradores rurais em relação à liberação.
Segundo ele, essa flexibilização do porte de armas exige uma avaliação cautelosa e um estudo aprofundado.
“Tem que avaliar com muita atenção, arma na mão de quem não sabe usar é muito perigoso. É um assunto a se discutir com muito equilíbrio, sem paixões e ideologia. É necessário fazer um debate forte em relação a isso”, concluiu em entrevista ao oticias.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).