Os vereadores que compõem a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara de Cuiabá vistoriaram na manhã desta segunda-feira (16.05) as dependências do Hospital Municipal São Benedito (HMSB) atingidas por incêndio, que começou, segundo a versão oficial da prefeitura de Cuiabá, em um ar-condicionado da enfermaria 25, localizada no 2º andar da unidade.
A vistoria foi realizada pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) e pelos vereadores, Diego Guimarães (Cidadania), Michelly Alencar e Demilson Nogueira (PP).
_“Andamos desde o quinto até o primeiro andar, inclusive no segundo pavimento onde aconteceu inicialmente o incêndio, onde podemos constatar que realmente foi só nesse local. O papel da Comissão de Saúde por parte da Câmara Municipal é realizar essa fiscalização. Estaremos no dia de hoje solicitando formalmente os laudos do Corpo de Bombeiros para apurar todo o funcionamento do hospital, e vamos solicitar também o laudo da manutenção dos ares-condicionados, inclusive para saber o que queimou realmente e se foi apenas os ar-condicionados. Houve muita fumaça tóxica que é típica dos incêndios, e é isso que foi o perigo maior”, declarou o vereador.
Leia mais: Incêndio no Hospital São Benedito, em Cuiabá, deixa pessoas intoxicadas - Veja vídeo
Ele exaltou a participação dos profissionais de saúde que se uniram para a translado dos pacientes. No momento do incidente, 76 pacientes estavam no prédio. O Dr. Luiz Fernando compareceu ao local também para contribuir como médico e como vereador.
_“No Hospital São Benedito são realizadas as cirurgias eletivas, principalmente na área de ortopedia, neuro e outras de menor complexidade. Então todos eles foram removidos com vida."
O presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB) afirmou que a Casa companhará a apuração dos fatos para evitar que o incidente possa se repetir. "Trata-se de um prédio antigo que até onde consta nem foi construído para ser hospital. Foi uma fatalidade, que preocupou a todos, graças a Deus não tivemos nenhum óbito. Graças ao apoio da equipe médica, enfermeiros, maqueiros que se mobilizaram para que nada de pior pudesse acontecer”, declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).