A sessão ordinária do Senado Federal dessa quarta-feira (06.06), foi marcada por bate-boca entre os senadores, por conta da aprovação, por 41 fotos favoráveis contra oito, da indicação do ministro de primeira classe Eduardo Paes Saboia para o cargo de embaixador do Brasil no Japão.
A maioria dos senadores exaltou a atuação de Saboia, mas, os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Humberto Costa (PT-PE) o julgaram como incapacitado para o cargo.
Em defesa de Saboia, o senador de Mato Grosso, José Medeiros (Pode), disse que até entende o PT criticar, mas o PCdoB, segundo ele, é inadmissível, por se tratar de um “partido puxadinho”. “Quando eles estavam no governo, nomeavam e desnomeavam quem queriam. A democracia é assim. Eu não faço nem crítica ao PT, pois o PT ganhou a eleição e podia nomear mesmo – Ministro do STF e tal. Eu fico preocupado é com o seguinte: um Partido puxadinho, como o PCdoB, querer criticar e falar sobre meritocracia” criticou.
Ele ainda saiu em defesa de Saboia. “Eu tive uma experiência quando fui à Venezuela e vi a atuação do Dr. Eduardo Saboia. Ele estava como assessor da Comissão de Relações Exteriores daqui, do Senado, com uma comissão de Senadores que foi verificar a situação da democracia na Venezuela. Pudemos ver a competência com que ele acompanhou todo o processo. Eu consigo entender esta gritaria aqui, Sr. Presidente. É normal que aconteça isso, porque, como disse o senador Antônio Anastasia, se trata de um debate ideológico ou, trocando em miúdos, de uma dor de cotovelo. Como minha avó dizia, é o seguinte: quem pode, pode e quem não pode se sacode” destacou.
Para Medeiros, Eduardo Saboia é um dos melhores quadros que há na diplomacia brasileira. “Ele é experimentado e mais: eu não tenho dúvida de que será tema de livro, Senador Wilder Morais, e tema de filme ainda. A atitude dele foi humanitária e foi de extrema competência política. E mais: exemplo de homem público. Se há uma coisa que ele fez e que mostrou, é o seguinte: é que ele não é frouxo. E isso é muito raro hoje em dia no meio político, pois há sujeito que não sabe tomar decisão” pontuou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).