O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), rebateu as críticas feitas pelo vereador Jeferson Siqueira (PSD) na manhã desta sexta-feira (27.12), após Siqueira acusar o futuro mandatário cuiabano de "oprimir" os vereadores, com visitas frequentes à Câmara para pressioná-los a apoiar sua candidata, Paula Calil (PL).
"É um comportamento constrangedor demais [...] Estamos sendo oprimidos pelo poder executivo de forma grosseira", afirmou Jeferson, referindo-se às visitas de Abilio na Câmara. Leia matéria relacionada - Jeferson Siqueira diz que vereadores estão sendo "oprimidos" por Abilio
Por sua vez, Abilio esclareceu que em nenhum momento discutiu com os vereadores sobre uma possível articulação para evitar o voto secreto na eleição para a presidência da Câmara. Ele alegou que os próprios vereadores estavam mais preocupados com essa questão.
"Primeiro, eu não entrei nesse assunto com nenhum dos vereadores. Eu não falei com ninguém sobre isso, até porque estava lidando com outros problemas mais urgentes. Segundo, são os próprios vereadores estão preocupados entre eles com essa situação, para colocar na última sessão do ano uma mudança de regramento de votação para a eleição da presidência da Câmara", declarou.
Abilio afirmou que não vê problemas na alteração das regras de votação, mas destacou que essa mudança pode impactar a escolha dos vereadores, já que a população espera que os eleitos escolham um presidente com os mesmos ideais.
"Para a população, um processo aberto é mais transparente, porque você escolhe um vereador e espera que ele escolha um presidente da Câmara que tenha os mesmos ideais. Quando é secreto, o vereador pode eleger alguém que não seja compatível com os interesses dos eleitores. Por isso, acredito que o voto aberto não traz prejuízo para ninguém, mas é uma decisão do Legislativo. O regramento é de responsabilidade deles", explicou.
Nesta sexta-feira, os vereadores aprovaram a votação secreta para a eleição da Mesa Diretora. Essa nova norma pode beneficiar a eleição de Chico 2000 (PL), rival de Paula Calil e candidato rejeitado por Abilio. Nos bastidores, há especulações de que aliados do prefeito eleito podem votar em Chico, sem temer retaliações, como a perda de cargos na Prefeitura de Cuiabá.
Leia também - OAB terá assento permanente nos Conselhos Municipais de VG: "Grande vitória para a advocacia", diz presidente
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).