O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) comentou sobre a eleição que elegeu nessa quarta-feira (07.08) o deputado Max Russi (PSB) como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) para o biênio 2025-2026. Abilio “alfinetou” seu adversário na eleição municipal criticando a ausência da deputada Janaina Riva (MDB) na composição da nova Mesa Diretora e a criação de novos cargos de secretário.
“Janaina foi a que mais lutou pelo deputado Eduardo Botelho. Os caras ampliaram os cargos da Mesa e tiraram a única mulher da Assembleia. Se tivesse alguma coisa contra ela, apontava o que tinha contra e pronto, agora, ela não ocupa nenhum espaço na Mesa Diretora, a única mulher, acho que foi muito feio para a Assembleia”, declarou o parlamentar.
Número de secretários
Em tom irônico, o deputado também comentou sobre a escolha dos deputados Dr. João (MDB), Paulo Araújo (PP), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL), Fabio Tardin (PSB) e Juca do Guaraná (MDB) como novos secretários da Casa de Leis. “Haja secretário né! Eles aumentaram o número de cargos. Parece que 40% dos deputados fazem parte da Mesa, nunca vi isso. Uma Assembleia ou Câmara, onde fica 10 em cima e 14 embaixo e a única mulher não participa.”
Abilio Brunini apontou “coincidências” na mudança de posicionamento dos deputados, que pressionaram Janaina a ficar de fora da Mesa, após a exoneração do então secretário de Agricultura Familiar (Seaf), Luluca Ribeiro (MDB), pelo governador Mauro Mendes.
“O que eu vi: é que houve uma ação política, que acabou pressionando essa decisão, começando na hora em que a Janaina estava mais forte, tinha alcançado o número de votos, teve uma ação do Governo sobre o Luluca e as pessoas ligadas a ela, e parece que as emendas envolvidas naquela Secretaria não eram da Janaina, eram dos outros deputados. Em torno de cinco ou seis deputados envolvidos”, opinou Brunini.
Leia mais: Barranco diz que PT ficou fora da Mesa por discordar da violência política contra Janaina
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).