O prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou durante uma live em seu Instagram na manhã deste sábado (08.02) que Cuiabá enfrenta um aumento expressivo nos casos de chikungunya, e segundo ele, essa situação está acontecendo porque a população não tem ajudado tanto no combate ao mosquito transmissor da doença - aedes aegypti.
Segundo Brunini, até o momento, dois óbitos já foram confirmados por chikungunya e dois estão em investigação. Abilio pediu a colaboração da população, alertando para locais com água parada, principal criadouro do mosquito.
Ainda de acordo com Abilio, a administração pública está fazendo a sua parte, buscando conscientização, notificando e protocolando pedidos ao Ministério da Saúde para que possam subsidiar nos insumos necessários à realização dos exames. Contudo, o prefeito ressaltou que o controle da situação depende significativamente da população.
“Se a população não nos ajudar, é muito difícil, porque não dá para ficar entrando na casa das pessoas sem autorização. As pessoas precisam autorizar a entrada dos agentes de endemia. Precisamos que você entre nessa guerra contra a chikungunya e a dengue”.
A secretária de Saúde, a médica Lúcia Helena Barboza Sampaio, que acompanhava o prefeito, enfatizou que as pessoas têm que se conscientizar de que o trabalho de cada um é fundamental para o combate dessas arboviroses. “Por favor, nos auxiliem”.
Dados do Painel Arboviroses apontam que, em um intervalo de apenas 21 dias, foram registrados 820 casos prováveis e 781 confirmados. A Capital está no nível 2 do painel de monitoramento.
Leia também - Empresa denuncia irregularidades em licitação de R$ 20 milhões da Saúde de VG; TCE pede explicações
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).