Um professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está sendo investigado pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), em conjunto com a Polícia Civil, por maus-tratos contra animal. O suspeito foi flagrado por uma câmera de segurança matando um gato a machadada, no Bairro Jardim Califórnia, em Cuiabá. Até o momento não houve prisão.
As imagens foram gravadas na segunda-feira (15.07), mas a denúncia só foi formalizada na quarta-feira (17), após o vídeo circular entre os moradores da região.
Na gravação é possível ver o momento em que o suspeito está andando em direção ao animal com um machado na mão. Ao se aproximar do animal, ele joga o machado e atinge o gato, que morreu no local. Veja vídeo no final da matéria
Em entrevista ao , o ativista da causa animal, Marlon Figueiredo, explicou que a preocupação é que o suspeito não pague pelo crime, por ter uma família influente no Estado. Além de professor aposentado, o suspeito é ex-marido de uma juíza e seus filhos são advogados.
“Ele é um ex-professor da UFMT, tem nome conhecido. É ex-marido de uma juíza e os filhos são advogados. Então a gente observa né? Pela influência pode ser que não dê nada”, explicou o protetor de animais.
O ativista reforça que neste momento o essencial é manter a calma, visto que em muitas situações como esta é comum que p agressor se torne “vítima”, devido a possíveis injúrias, difamação ou calúnia.
“Várias pessoas estão querendo mandar mensagens ou comentar em fotos dele. Mas eu falei: ‘Calma gente. É um crime, eu sei. Mas não podemos perder a razão, com xingamentos ou baixando o nível. É revoltante, mas às vezes aquela pessoa que praticou o crime se torna vítima pelo fato da injúria, da difamação ou calúnia”.
Em mensagens compartilhadas através das redes sociais, moradores das regiões do bairro Jardim Califórnia e bairro Shangri-La afirmaram que está acontecendo uma “onda de envenenamento e morte de gatos e cachorros”. Segundo a mensagem, cerca de 30 animais já foram encontrados mortos na região.
“Nesse mesmo bairro Jd. Califórnia e bairro vizinho Shangri-La, está acontecendo uma onda de envenenamento e mortes de gatos e cachorros e até o momento são 30 mortes, pessoas com esse mesmo espírito de porco. Isso precisa parar e a divulgação dessa mensagem fará com que chegue até os órgãos competentes e a população pressionando para fazer algo a respeito”, diz a mensagem.
Leia também - Criminosos mortos em confronto com Bope são identificados; dois são irmãos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).