A Polícia Federal cumpriu nesta segunda-feira (08.01) um total de 10 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso contra suspeitos de financiar e fomentar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro do ano passado, com ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. A ação faz parte da 23ª fase da Operação Lesa Pátria.
Segundo a PF, ao todo foram cumpridos 47 mandados de busca e apreensão e um de prisão - cumprido na Bahia. Além de Mato Grosso, foram efetuadas buscas são nos Estados do Rio Grande do Sul (13), Bahia (1), Goiás (2), Minas Gerais (2), Maranhão (4), Paraná (1), Rondônia (1), São Paulo (1), Tocantins (3), Santa Catarina (2) e no Distrito Federal (5).
Os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele ainda determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. As investigações apuram que os valores dos danos causados ao patrimônio público podem chegar ao valor de R$ 40 milhões.
A Polícia Federal apontou que os atos golpistas constituem, em tese, “crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”. Ainda segundo o órgão, as investigações do caso seguem.
Leia Também - Cuiabá e VG elegem dois vereadores a mais; alterações das sobras poderão ser novidade
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).