A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (08.04) a Operação Choque de Ordem III em Alto Araguaia, a 418 km de Cuiabá, visando combater a atuação de uma facção criminosa responsável por diversos crimes, especialmente o tráfico de drogas e vandalismo com pichações em espaços públicos e privados da cidade. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados judiciais, entre buscas, apreensões e quebras de sigilo de dados.
As ordens foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Alto Araguaia, com base em uma investigação que identificou integrantes da facção criminosa. Os suspeitos são acusados de pichar muros de residências, monumentos e prédios públicos com mensagens nas cores vermelha e preta, em alusão à organização criminosa, na tentativa de impor um suposto domínio territorial e gerar medo entre os moradores.
A operação contou com o emprego de 40 policiais civis e 12 viaturas, além do apoio da Polícia Penal, e faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, por meio da Operação Inter Partes.
Restauração dos pontos vandalizados
Como parte da ação, mais de 30 locais pichados foram restaurados. Os trabalhos de pintura foram executados com o apoio da Polícia Penal, utilizando a mão de obra de reeducandos da Cadeia Pública de Alto Araguaia. O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) contribuiu com a doação das tintas e demais materiais.
As investigações seguem em andamento e novas fases da operação podem ser deflagradas.
Leia também: Privatização do DAE deve levar até dois anos e será leiloado na Bolsa de Valores, anuncia prefeita
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).