A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (31.10), a “operação carcará” para cumprir 29 mandados de prisão e buscas e apreensões nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.
Segundo a Polícia Federal, a operação tem o objetivo de combater os crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As ordens de prisões foram expedidas pela 5ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso e são cumpridas em Tangará e Cuiabá. Na Capital os envolvidos já se encontram presos por outros crimes. Em São Paulo prisões foram em Suzano e Itaquaquecetuba, já em Goiás, prisão em Goiânia. No Mato Grosso do Sul, prisão em Corumbá, e no Paraná, prisão em Londrina.
Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa, com sede em Mato Grosso e São Paulo, “importava” droga da Bolívia com alto teor de pureza. O entorpecente era carregado por meio de aeronaves, sendo depositado na cidade de Colniza (a 1.065 km de Cuiabá). Do município, o material seguia para São Paulo em caminhões com fundos falsos, geralmente localizados nos tanques de combustíveis.
As investigações apontam que o grupo utilizava rastreadores via satélite para monitorar os caminhões carregados com drogas.
Ainda conforme a Polícia Federal, um dos presos em Cuiabá por homicídio, possuía aeronave e carteira de piloto para voar.
No decorrer da operação a PF apreendeu mais de meia tonelada de entorpecentes. Todos os bens (móveis, veículos e aeronaves) da organização estão sendo apreendidos e foram sequestrados por ordem judicial. (Com informações Polícia Federal)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).