O esquema de venda de sentenças investigado pela Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (26.11), pode ter ramificações no norte do país, especialmente nos Estados de Rondônia e Acre, conforme informações exclusivas obtidas pela reportagem do .
Um dos alvos da operação é Haroldo Augusto Filho, filho do ex-deputado estadual Haroldo Santos, de Rondônia. Haroldo é sócio de Valdoir Spalak, apontado pela Polícia Federal como um dos supostos membros do esquema criminoso. Spalak também foi alvo da Operação Sisamnes. Ambos deverão utilizar tornozeleira eletrônica como medida cautelar.
O esquema, cuja origem teria sido identificada na Bahia durante a Operação Faroeste, deflagrada em 2019, se revelou mais amplo do que inicialmente estimado. Desdobramentos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram detectados após a análise de informações encontradas no celular de Roberto Zampieri, falecido em dezembro de 2023.
As investigações da Polícia Federal sugerem a existência de uma vasta rede de venda de sentenças que, além de alcançar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), possui conexões em cinco Estados da federação e no Distrito Federal.
Leia mais: Delação de Nelson Vigolo no esquema do TJ da Bahia pode ter repercussões no TJMT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).