O deputado federal Abílio Brunini não poupou palavras ao criticar o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), que cita a "legislação" como causa do problema da Segurança Pública no Estado. Sorriso, no meio norte de Mato Grosso, ocupa a posição de 4ª mais violenta do país, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
"Muitas eu vezes eu vejo o governador falando 'é a legislação', eu acho isso muito mais desculpa, porque em Goiás a legislação é a mesma, e a situação é diferente, em São Paulo é a mesma, e a legislação é diferente, e a Segurança Pública tem funcionado de forma diferente", afirmou. "Esse estado precisa de gente para cobrir essa área e de mais penitenciárias, não dá para ficar só julgando que falta legislação, a legislação é a mesma para os outros estados", completou o deputado.
Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelados nesta quinta-feira (18.07) mostram que Sorriso se transformou na quarta cidade mais violenta do Brasil. Os números indicam que em 2023 a taxa de Mortes Violentas Intencionais em 2023 foi de 77,7%. Em 2022, ano anterior, a taxa foi de 70,5%. Os dados indicam que o volume de mortes violentas na cidade aumentou 10,3%.
Como se não bastasse isso, o município também figura como o líder em estupros no Brasil, registrando 113,9 estupros para cada 100 mil habitantes.
Leia mais: Professores da rede pública usam "transformers" para protestar no Festival de Inverno
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).