A promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini é o nome mais surpreendente na lista tríplice definida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para ocupar cargo de desembargador na corte mato-grossense. A votação, que definiu os três nomes da lista, ocorreu nesta quinta-feira (10.10).
Peterlini concorrerá contra o promotor Wesley Sanchez Lacerda e a procuradora Eunice Helena Rodrigues de Barros. Wesley é o preferido do procurador-geral de Justiça, Deusdete Cruz Júnior, e também dos próprios desembargadores, pois foi o nome mais votado na eleição de quinta-feira.
Leia mais sobre o assunto: Crise estremece política interna do Ministério Público de Mato Grosso; entenda
Peterlini, no entanto, é o nome com menos adesão política para ocupar o cargo: a promotora nunca poupou críticas quanto às falhas da polícia ambiental brasileira e à dificuldade do Estado e do Governo Federal de fazer valer o Código Florestal e outras normativas constitucionais que garantem a preservação do futuro. Criticou, inclusive, o mutirão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), classificando-o como "incentivo à ilegalidade".
Resta saber se o governador mostrará o compromisso que diz ter com o meio ambiente nomeando uma promotora tão afeita a este tema.
Leia mais: Mutirão do governo de MT para perdoar multas ambientais é incentivo à ilegalidade, diz promotora
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).