A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (07.05) a operação 'Kalupsis' para combater a exploração ilegal de madeira em Mato Grosso. De acordo com a PF, sete mandados de prisão deverão ser cumpridos hoje no estado e dois em Rondônia.
Também devem ser cumpridos 67 mandados de busca e apreensão e 28 de condução coercitiva em Mato Grosso e também nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Segundo a polícia, fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão fazendo vistorias em madeireiras do estado.
Conforme a PF, as investigações – que iniciaram em fevereiro de 2013 apontam que a extração ilegal de madeira em terra indígena, localizada em Aripuanã (1.291 km de Cuiabá) vem sendo acobertada pela transferência de créditos florestais fictícios e fraudulentos. O crime estaria sendo acobertado pela transferência de créditos florestais fictícios e fraudulentos.
Os acusados devem responder pelos crimes de exploração econômica de floresta nativa em terra de domínio da União, furto de essências florestais, inserção de informações falsas em base de dados oficial, além de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
A palavra grega “Kalupsis” tem o significado de acobertar, encobrir, obscurecer, podendo ser interpretada como sinônimo para as expressões simulação e fraude.