O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, marcou para a próxima quinta-feira (10.06) o julgamento de duas ações que tentam barrar a realização da Copa América no Brasil. A competição está prevista para iniciar no próximo domingo (13.06).
Ações foram impetradas pelo Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.
Leia Também - Senador diz que Copa América é uma vaidade: “Neymar não precisa de salário da CBF para sobreviver”
No pedido do PSB, a sigla argumenta que a intensa circulação de visitantes no Brasil, oriundos de outros países da América Sul, promoverá evidente propagação da Covid-19 por diversos Estados brasileiros. “A intensa circulação de visitantes em território nacional promoverá evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos estados brasileiros, bem como a potencial entrada de novas variantes virais em território nacional, em momento no qual as autoridades sanitárias já lutam contra a sedimentação da variante indiana”, diz trecho extraído do pedido.
Já Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos afirmou que o país não pode ser sede de competições internacionais no esporte enquanto perdurar pandemia e estado de calamidade pública em razão da Covid-19.
Os processos foram distribuídos para ministra Cármen Lúcia, atuar como relatora. Ao analisar os pedidos, ela propôs o julgamento das ações em plenário virtual alegando “excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão”.
Diante disso, o presidente da Suprema Corte, ministro Luiz Fux, acolheu pedido designando que o julgamento irá iniciar às 0h00 e acabará às 23h59 de quinta.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).