O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, e o vice-presidente Silvio Fidelis, que também é secretário de Educação de Várzea Grande e presidente da Undime/MT, estiveram na sede do Ministério da Educação, em Brasília, na tarde de quinta-feira (19.10). Acompanhados por uma comitiva, o encontro teve como objetivo discutir estratégias para fortalecer o sistema educacional no Brasil e contou com a presença de representantes de todas as regiões do país.
Silvio Fidelis, em entrevista ao , explicou que durante a reunião foram abordados diversos temas de importantes. Entre eles, destacam-se, a apresentação dos desafios de ampliar a oferta de escolas em tempo integral, as perspectivas de queda nas receitas para o ano de 2023 e as dificuldades financeiras relacionadas à implementação do piso salarial nacional dos profissionais do Magistério, incluindo seu mecanismo de atualização. Outro ponto relevante foi a atenção dada à mudança no formato de distribuição dos recursos do salário-educação a partir de 2024. Além disso, a nova diretoria eleita durante o 19º Fórum Nacional da Undime foi apresentada, assim como a entrega da Carta do 19º Fórum, contendo 19 pontos de atenção relacionados às políticas educacionais.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ouviu atentamente as principais demandas emergenciais e prioritárias da Undime e enfatizou a importância do diálogo entre a União, os Estados e os municípios para fortalecer a colaboração no âmbito da educação.
Alessio Costa Lima, presidente da Undime, elogiou a produtividade do encontro e a convergência das preocupações da Undime com as do ministro. Ele afirmou: "As demandas apresentadas foram bem recebidas e estão em sintonia com o trabalho que o MEC vem desenvolvendo. Notamos uma importante convergência com a visão do MEC em relação às políticas públicas e aos princípios históricos da Undime, o que é fundamental para o regime de colaboração. Em todos os pontos apresentados, o ministro Camilo já tinha uma perspectiva alinhada."
Camilo parabenizou a Undime pelo seu papel na articulação com os municípios brasileiros e reforçou o compromisso de manter um diálogo constante para a implementação de ações conjuntas. Ele ressaltou: "Sempre defendo que devemos construir juntos, dialogar. O MEC está de portas abertas e acredita que ninguém alcança resultados sem a parceria federativa com estados e municípios, que é a base do regime de colaboração de qualquer política. E quem representa os municípios, é a Undime, e os Estados, o Consed. Somos nós os verdadeiros representantes da federação."