Formado e graduado em gestão de segurança pública com ênfase em gestão social, Allison Baracat, acumula 21 anos de experiência como agente da Guarda Municipal de Várzea Grande. Durante sua trajetória, ocupou diversas posições, incluindo funções ligadas ao trânsito e direção operacional, culminando atualmente no cargo de comandante da instituição.
Orgulhoso de sua origem várzea-grandense, Baracat ressaltou a relevância dos serviços oferecidos pela Guarda Municipal em benefício da população e do patrimônio municipal. O comandante enfatizou especialmente a atuação no policiamento preventivo nas escolas, além de destacar o impacto positivo do projeto Arte de Proteger.
"Estamos presentes nos postos de saúde, realizando ronda patrimonial e patrulhamento nos bairros. A simples presença de uma viatura policial pode inibir o tráfico de drogas, prevenindo crimes e acidentes de trânsito. Nosso papel é fundamental para a segurança do município", acrescentou Baracat.
Confira entrevista na íntegra:
VGN - Quais são os principais desafios enfrentados pela Guarda Municipal atualmente e quais medidas estão sendo adotadas para superá-los?
Comandante Allison Baracat – Em 2023 foi um ano incrível para a nossa Instituição, um ano de muitas conquistas, mas temos a necessidade do aumento no efetivo, podemos fazer muito mais por nossa cidade.
VGN - Poderia compartilhar algumas iniciativas que a Guarda Municipal está implementando para fortalecer a relação com a comunidade local?
Comandante Allison Baracat - Temos os projetos já conhecidos. Neste ano, o projeto "Arte de proteger" já percorreu todas as escolas municipais, bem como algumas escolas particulares e projetos sociais de Cuiabá e Várzea Grande.
O nosso pedal da GM é sem comentários, uma interação única com a sociedade, incentivando o bem-estar, saúde física e mental das pessoas adeptas ao pedal. Todas as quintas temos novos participantes.
VGN – O que a população várzea-grandense pode esperar de inovação da Guarda Municipal para gestão de 2024?
Comandante Allison Baracat - Fora os projetos citados, estamos verificando a possibilidade de implantação de totens de segurança, que são postes equipados com câmera de monitoramento e um canal de voz onde o munícipe pode apertar o botão e falar direito com o GM. Uma ação rápida com resposta rápida à sociedade.
VGN - Em relação à capacitação e treinamento dos membros da Guarda Municipal, quais são as áreas prioritárias e como a Instituição está investindo no aprimoramento contínuo de sua equipe?
Comandante Allison Baracat – A Guarda Municipal, graças a atenção especial do prefeito Kalil Baracat, vem seguindo todas as recomendações de capacitação que determina a lei n.º 13.022, buscando o aperfeiçoamento do nosso atendimento e dos nossos procedimentos de trabalho.
O treinamento de tiro está em dia! Recentemente fomos capacitados nas atualizações do Sistema de Registro Operacional (SROP) em parceria com Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp/MT). Nessa gestão, tivemos a iniciativa de buscar essa parceria com o Governo, através das forças de segurança estaduais. Tivemos a oportunidade de sentar com policiais penais, militares e civis. Fizemos esse intercâmbio local, buscando conhecimento e levando o nosso conhecimento também através das instalações com cães em que temos os GMs Laurindo e Allan Kardec como referência no Estado.
VGN - Diante das mudanças sociais e tecnológicas, como a Guarda Municipal de Várzea Grande está se adaptando para enfrentar novos desafios, como a cibersegurança e a vigilância tecnológica?
Comandante Allison Baracat – Esse sistema de totens pode ser muito importante na segurança nos parques da nossa cidade, assim como nas praças, lugares muito frequentados pela população. Estamos buscando essa tecnologia através do nosso secretário de Defesa Social, coronel Alessandro Ferreira da Silva, que já está em conversa com a empresa especializada. Em breve estaremos presentes também no monitoramento das câmeras recentemente instaladas na cidade através do Vigia+MT.
VGN – Pode explicar um pouco sobre o programa Vigia+MT?
Comandante Allison Baracat – O programa prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.
VGN - Comandante a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que muda a denominação das guardas municipais para polícias municipais. Desta maneira, seus integrantes passam a ser chamados de policiais municipais. Qual sua avaliação?
Comandante Allison Baracat – Vamos aguardar essa confirmação e então vamos sentar com o no prefeito Kalil e verificar essa mudança. De fato, uma grande vitória para todas as guardas municipais do Brasil.
VGN - Em relação ao dia a dia da Guarda Municipal, como estão os monitoramentos nas avenidas da cidade, assim como a vistoria do patrimônio público?
Comandante Allison Baracat – Seguimos com as rondas no patrimônio público, estamos atualmente reforçando a segurança nas centrais de captação de água, por estar havendo frequentes alguns furtos nos cabos de energia nessas centrais e a nossa presença vem inibindo esses crimes. Quanto ao monitoramento, estamos nos organizando para essa parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana para a utilização das câmeras espalhadas na cidade para o monitoramento na segurança pública.
VGN - Em relação às multas aplicadas em Várzea Grande? Como tem sido a dinâmica?
Comandante Allison Baracat – Muitos motoristas insistem em dirigir veículos fazendo o uso do celular e nós estamos de olho nisso. Existem também os estacionamentos irregulares na região central, no entorno do shopping e no aeroporto. Sobre o aeroporto, tivemos reuniões com a associação dos motoristas de aplicativos e os taxistas da Cooperporto. Ouvimos as categorias, as demandas das categorias, bem como expomos as nossas necessidades para termos ordem no local. Juntos chegamos na iniciativa de combater a ação dos motoristas clandestinos no local, fizemos 14 operações com êxitos.
VGN – Qual a expectativa para 2024?
Comandante Allison Baracat – São as melhores, visto que em 2023 a Instituição conquistou vários avanços e vitórias.
Acesse também: VGNJUR VGNAGRO Fatos de Brasília