Amante dos animais, a moradora de Várzea Grande, Rosalina Nunes Santana, decidiu abrir um negócio online para obter recursos e, dessa forma, manter um abrigo no município que atende cachorros e gatos abandonados. O Lar dos Sonhos Artesanatos vende camas pet para animais de estimação por meio do endereço: [https://www.facebook.com/rosa.nunes.58367] e pelo telefone: (65) 9 9201-5006 (WhatsApp).
Defensora dos animais, Rosalina Nunes trabalha no resgate de cachorros e gatos abandonados há 10 anos e sempre usou a residência em que morava (todas alugadas) para manter os resgatados. Apesar de receber doações de outros amantes dos animais, ela começou a trabalhar com seu marido vendendo espetinhos para ajudar nas despesas da casa, como o aluguel do imóvel. Além disso, passou a fazer peças artesanais de crochê e vendê-las na internet para manter os animais.
Em julho de 2019, as vendas não iam bem e o pouco que arrecadavam não era suficiente para pagar outras despesas, como o documento do veículo do casal. No dia 31 daquele fatídico mês, o carro deles foi apreendido em uma blitz da Polícia Federal.
Nesse momento, Rosalina se desesperou por perder, de certa forma, "seu meio de sustento", já que usava uma carretinha para levar tudo do espetinho — churrasqueira, bancos, caixas térmicas. Sem o automóvel, o casal não tinha como trabalhar e pagar as contas.
Como já era protetora de animais, ela decidiu postar um desabafo nas redes sociais e alguns amigos sugeriram fazer uma vaquinha para resgatar o carro. Porém, Rosalina se recusou e decidiu fazer camas pet e vendê-las na internet.
Sem saber costurar, ela recorreu a vídeos do YouTube para aprender a confeccionar as caminhas, tendo vendido um jogo de cozinha de crochê pelo valor de R$ 300,00 para comprar todo o material necessário para a produção das camas pet. As vendas foram um sucesso, surpreendendo a defensora dos animais, e desde então ela decidiu investir no negócio com o foco de arrecadar dinheiro para a manutenção dos cães e gatos.
Em agosto daquele ano, ela conseguiu comprar outro carro usado. Em 10 de março de 2021, Rosalina alcançou outra importante conquista: comprou uma propriedade rural, abrindo finalmente o abrigo "Lar dos Sonhos", realizando o sonho de ter um lugar digno para receber os animais resgatados por ela. O local conta com 13 casinhas com quintais, dois isolamentos, quarto de ração e medicamentos. Para realizar o sonho, Rosalina confeccionou caminhas por cerca de dois anos, chegando a costurar até às 2 horas da manhã para poder entregar pedidos e juntar o dinheiro.
Ainda com as vendas das camas pet, ela conseguiu perfurar um poço artesiano na propriedade. Atualmente, o abrigo atende 112 animais, entre cães e gatos, e, conforme Rosalina, "toda a venda das camas é usada exclusivamente nas necessidades deles: veterinário, medicação, material de limpeza, etc.".
Leia Também - Empreendedora de VG realiza sonho do marido com negócio no grande São Matheus: “A fé foi meu sustento”