22 de Setembro de 2024
22 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Empreendedorismo Domingo, 15 de Setembro de 2024, 15:00 - A | A

Domingo, 15 de Setembro de 2024, 15h:00 - A | A

imprimindo sonhos

Casal une amor por tecnologia em negócio criativo de impressões 3D personalizadas

Letícia e Igor literalmente tiraram do papel a paixão por tecnologia utilizando a impressão 3D para realizar sonhos

Lázaro Thor/VGN

Letícia Ferreira e Igor Moreira são um jovem casal que decidiu unir o amor que possuem em comum por tecnologia para criar uma marca de impressão 3D personalizada em Mato Grosso, o Vases3D. A ideia, que nasceu da necessidade de uma amiga em fabricar produtos do tipo, logo se tornou o negócio do casal e recebeu até um slogan: "Sua ideia, nossa impressão!".

Letícia é formada em Redes de Computadores e deu aulas de robótica em uma escola. Igor conheceu muito sobre tecnologia trabalhando há mais de 10 anos na área de telecomunicação. Igor se qualificou com um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) de modelagem 3D e utiliza o programa Fusion 360.

O projeto de Letícia e Igor literalmente saiu do papel: a impressão 3D, uma tecnologia que evoluiu desde a década de 1980, permite a fabricação de objetos de forma célere e personalizada. No início, o casal se dedicava aos vasos, o que deu o nome ao negócio e estabeleceu uma carteira de clientes em setores como, por exemplo, o de floricultura. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por V3D (@vases3d)

Mas à medida que o negócio alavancava o interesse de outras pessoas e setores também crescia. Para atender a nova demanda, inúmeros objetos foram saindo do papel: miniaturas de Pokémons, objetos decorativos e até "lembrancinhas" cheias de estilo e cores.

"Muitos sites na internet já têm produtos prontos para impressão 3D, mas há muitas coisas que as pessoas querem criar exclusivamente para elas, e a partir da modelagem a gente conseguiu fazer esse processo, que é o slogan da nossa marca. Então as pessoas trazem as ideias delas e nós conseguimos transformar em realidade", afirmou Letícia em entrevista ao .

O novo mundo da Impressão 3D

Moradores de Pontes e Lacerda, a 444 km de Cuiabá, o casal consegue promover entregas de seus produtos em todo Mato Grosso. As encomendas são constantes.

"A impressão 3D é o nome popular para manufatura aditiva, que é basicamente o processo em que uma máquina faz um objeto camada sobre camada, começando da base do objeto e colocando cada camada. Nós trabalhamos com um material chamado PLA", afirmou Letícia.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por V3D (@vases3d)

O PLA é um filamento usado nas impressoras 3D, como as usadas por Igor e Letícia. O PLA é um termoplástico biodegradável de origem natural e de fontes renováveis, normalmente composto por amido de milho ou cana-de-açúcar.

"A impressão 3D surgiu na década de 80 e, a partir dali, ela foi evoluindo para diversos segmentos, como medicina, construção civil, e com a facilidade de produzir um produto com rapidez. Hoje a impressão 3D será como se fosse um eletrodoméstico, chegou em uma evolução jamais prevista anteriormente", afirmou Igor, que também falou com a reportagem do .

Presença digital e a rotina de produção

O casal se dedica às impressões nos horários em que não estão trabalhando. Muitas vezes, se vêem no ofício de fabricar novas impressões até de madrugada, na expectativa de entregar o melhor resultado para as pessoas. Para manter essa conexão com os clientes, o caminho adotado foi uma presença contínua nas redes sociais, principalmente no Instagram.

"A questão do marketing é totalmente por minha conta. Eu sempre gostei muito de aprender coisas novas, sou muito criativa, minha cabeça está o tempo todo cheia de 1001 ideias. A rede social me permite isso, elaborar novas ideias, e eu tento mostrar ao máximo aos nossos seguidores como é a nossa rotina. Eu tento postar ao máximo para que os clientes tenham um pouco mais de afinidade com a gente porque, além de empreendedores, também somos pessoas reais, que têm suas próprias rotinas", contou Letícia.

Sem loja física, o Instagram é o maior meio de venda do Vases3D. Para acompanhá-los, basta visitar a página deles na rede social, disponível aqui

Leia mais: Empreendedora de VG realiza sonho do marido com negócio no grande São Matheus: “A fé foi meu sustento”

 
 
 
 
 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760