Agricultora, dedicada à criação de porcos e galinhas, Sandra Cunha, 46 anos, moradora da Comunidade do Formigueiro, em Várzea Grande, produz alimentos de qualidade tanto para o consumo de sua família quanto para a venda. Casada, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, Sandra vê em sua atividade não apenas uma forma de sustento para sua casa, mas também uma maneira de fortalecer a economia local, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da comunidade.
"Feira na Comunidade Rural do Formigueiro"
Pensando em maneiras de contribuir ainda mais com sua comunidade, Sandra Cunha contou ao que teve a iniciativa de criar uma feira comunitária, voltada para os pequenos produtores rurais da região. Segundo Sandra, a ideia surgiu no mês passado e, com muito esforço e dedicação, no dia 14 de setembro foi realizada a primeira edição da feira, considerada por ela um grande sucesso.
Ela destacou que a comunidade acolheu a ideia com entusiasmo, e que a realização do evento só foi possível graças ao apoio da presidente da ASCAF (Associação Comunitária Agrícola do Formigueiro), que disponibilizou o local onde a feira acontece todos os sábados.
Quando questionada sobre quando percebeu a necessidade de criar a feira, Sandra explicou que notou que muitos moradores produziam uma grande variedade de produtos, mas enfrentavam dificuldades para comercializá-los.
Agricultora cria feira comunitária para ajudar produtores da comunidade
“Com a feira, os moradores têm a oportunidade de vender tudo o que produzem em suas propriedades. Isso não só traz um impacto financeiro positivo para as famílias, mas também oferece um importante apoio emocional. Além de gerar renda, a feira permite que eles se reúnam, conversem e troquem experiências”, ressaltou a agricultora.
Quanto ao número de moradores participantes e aos produtos oferecidos na feira, Sandra informou que cerca de 15 produtores locais estão envolvidos. Eles trazem uma diversidade de itens, como carne de porco e galinha, bolos, tortas, espetinhos, pães, roupas de brechó, mel, xaropes e lanches, entre outros.
Feira comunitária no Formigueiro atrai moradores de outras regiões
“Desde o início, a feira tem atraído pessoas de bairros vizinhos, que vêm tanto para adquirir os produtos quanto para aproveitar momentos de lazer e saborear as opções de lanche. Tenho certeza de que essa feira vai transformar a vida de muitas famílias”, enfatizou Cunha.
Visibilidade de pessoas capacitadas e trabalhadoras
A agricultora também ressaltou que sua iniciativa tem como objetivo mostrar aos vereadores e ao prefeito Kalil Baracat (MDB) que a Comunidade Rural do Formigueiro é composta por pessoas capacitadas e trabalhadoras, capazes de produzir alimentos de qualidade, e que a comunidade merece mais atenção e apoio.
Leia também - Operador deixa emprego de 20 anos e abre peixaria em VG: “Foi com a cara e a coragem, e hoje é um sucesso”