O presidente estadual do PSB, Max Russi e principal articulador político do pré-candidato à reeleição, governador Pedro Taques (PSDB), em reunião partidária nessa terça-feira (31.07), entregou uma carta do PSB destacando 70 contribuições para o novo plano de Governo, para o quadriênio 2019-2022.
Foram elencadas pelo partido sugestões para o setor da Saúde, Cultura, Turismo, Esporte, Empreendedorismo, Assistência Social, Agricultura Familiar, Fundo Público e Defesa Agropecuária, Gestão e Economia e Educação.
Na Educação a proposta cita: cumprir a emenda Constitucional 76/2015, que versa sobre o incremento anual mínimo de 0,5% nos exercícios financeiros de 2016 a 2035 a ser aplicado na manutenção e desenvolvimento do ensino público; criar o programa “professores e destaques do ano”; ampliar e fortalecer o ensino em período integral, criar ludotecas e ampliar número de escolas militares.
Entre as propostas para a saúde constam; promover um amplo debate com a sociedade civil organizada, instituições públicas, filantrópicas e conveniadas para discutir um novo modelo de saúde pública para o Estado de Mato Grosso, estabelecendo o mínimo 15% de gastos; criar centro de distribuição de medicamentos com intuito de evitar a falta de medicamentos e materiais hospitalares; desenvolver aplicativos para gerenciar e agendar consultas com envio de alerta via SMS para alertar pacientes e estabelecer parcerias entre as Secretarias e as Universidades.
A carta proposta prevê ainda continuar a política da Revisão Geral Anual (RGA); a realização de concurso público para a contratação de policiais militares, oficiais, policiais civis e bombeiros militares; realizar concurso para a contratação de peritos criminais e papiloscopistas e concurso para a contratação na área de medicina veterinária, engenharia agronomia, florestal e cargos técnicos nível médio.
Constam ainda a criação do Conselho Político. Segundo a proposta o Conselho será implementado no início do mandato e atuará no assessoramento voluntário para a execução e aprimoramento do Plano de Governo, farão parte da composição do Conselho, os partidos que fizeram parte da base aliada na eleição de 2018.