A pesquisa do Instituto Gazeta Dados, divulgada nesta terça-feira (02.10), aponta liderança por parte de Jayme Campos (DEM) na corrida eleitoral para uma das cadeiras do Senado Federal reservada para Mato Grosso. Nas eleições deste ano estão em disputa duas vagas ao Senado.
Na pesquisa, realizada na modalidade estimulada - quando uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor -, o democrata apareceu com 28% das intenções de voto, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos ele teria entre 25% e 31%.
Conforme o levantamento, os candidatos procurador Mauro (PSOL), Selma Arruda (PSL) e Nilson Leitão (PSDB), estão empatados tecnicamente, sendo que os dois primeiros aparecem com 17% das intenções de votos, enquanto que o tucano está com 16%.
O candidato Adilton Sachetti (PRB) aparece com 11% das intenções de votos, seguido por Carlos Fávaro (PSD), com 9%, e por Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB) que tem 8%. Levando em consideração a margem de erro os três candidatos estão empatados tecnicamente.
Já os candidatos Sebastião Carlos (Rede) e Gilberto Lopes Filho (PSOL) estão empatados com 2% das intenções de votos cada; Waldir Caldas (Novo) apareceu com 1% e Aladir Leite (PPL) não pontuou.
Na pesquisa apontou que 71% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder; enquanto que Brancos e Nulos alcançam 18%.
Primeiro Voto
Em relação quem seria seu primeiro voto para senador, a pesquisa do Instituto Gazeta Dados aponta que Jayme Campos foi lembrado por 21% dos entrevistados, seguido por Selma e Leitão com 10%.
O procurador Mauro ficou com 9%, Sachetti, com 6%, Maria Lúcia, 4%, Fávaro, 3%, Gilberto Lopes e Sebastião Carlos com 1%, cada. Waldir Caldas e Aladir Leitão não pontuam para primeiro voto.
Rejeição
No quesito rejeição, Jayme Campos foi o mais rejeitado por 8 % dos entrevistados; Nilson Leitão é o segundo colocado com 5%, seguido por Sebastião Carlos e Maria Lúcia, com 3%, cada.
Selma Arruda e o procurador Mauro têm 2% de rejeição, enquanto que Fávaro, Sachetti, Caldas, Gilberto Lopes e Adir Leite aparecem com 1% de rejeição dos eleitores.
Nesta modalidade, 13% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum candidato; enquanto que 59% não responderam ou não souberam escolher uma opção.
Sobre a pesquisa
Margem de erro - 3%
Entrevistados - 1.080
Municípios - 66 municípios em 12 regiões
Data - 28 a 30 de setembro
Registro no TRE/MT - 01042/2018
Contratante - Grupo Gazeta de Comunicação