22 de Outubro de 2024
22 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2018 Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018, 16:00 - A | A

Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018, 16h:00 - A | A

não informaram arrecadação

Justiça Eleitoral irá investigar candidatos ao Governo por suposto “caixa 2” de campanha

Redação VG Notícias

VG Notícias

Taques

 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) informou nesta quarta-feira (22.08) que irá investigar os candidatos ao Governo do Estado, Pedro Taques (PSDB), Mauro Mendes (DEM), Wellington Fagundes (PR), Moises Franz (PSOL), e Arthur Nogueira (Rede), por suposto “caixa dois” de campanha.

De acordo com o órgão, a investigação se faz necessária porque até meia-noite dessa terça-feira (21.08), nenhum dos candidatos ao Governo do Estado enviou à Justiça Eleitoral o relatório financeiro das doações recebidas em dinheiro. A Legislação estabelece que ao receber qualquer doação em dinheiro, todos os candidatos têm 72 horas para enviar o relatório à Justiça Eleitoral, por meio eletrônico.

Conforme o TRE/MT, é possível constatar que todos os candidatos ao Governo já estão fazendo campanhas nas ruas, assim como circulando vídeos de campanha pelas redes sociais, com produção de alto nível. “Que indicam a contratação de profissionais experientes na área de audiovisual, levam a Justiça Eleitoral a concluir que há indícios de gastos sem declaração oficial, ou seja, caixa 2 de campanhas eleitorais”, diz trecho de comunicado enviado pelo TRE/MT.

O Tribunal informou que a equipe técnica do órgão está trabalhando no cruzamento de dados e, constando indícios de pagamento de campanha eleitoral sem a devida informação oficial, enviará os dados à Procuradoria Regional Eleitoral, para providências cabíveis.

“O eleitor também pode contribuir com este trabalho. Basta gravar em fotos ou vídeos os atos de campanhas nas ruas de sua cidade, ou salvar os vídeos recebidos pelas mídias sociais, e enviar para o e-mail [email protected] , com dados do candidato, local onde o fato foi registrado e outras informações que venham a auxiliar a Justiça Eleitoral”, diz outro trecho extraído da publicação.

O Tribunal afirmou que todas as informações serão analisadas junto com a prestação de contas de campanha dos candidatos.

As campanhas eleitorais estão sendo financiadas, em sua esmagadora maioria, por recursos públicos oriundos do Fundo Eleitoral ou do Fundo Partidário. Nesta semana o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 22 partidos políticos já receberam os recursos do fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido popularmente como Fundo Eleitoral.

Dos 35 partidos registrados no TSE, 34 vão receber recursos para a campanha dos seus candidatos. Nas eleições deste ano, serão distribuídos aos diretórios nacionais dos partidos, para essa finalidade, um total de R$ 1,7 bilhão. (Com informações do TRE/MT)

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760