O juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Jakcson Coutinho determinou nesta terça-feira (28.08), que o Instituto Ibope disponibilize todos os dados da pesquisa de intenções de votos em Mato Grosso, de número MT-04065/2018, divulgado no dia 24 de agosto.
De acordo com a decisão, a determinação atende o pedido do candidato ao Senado, Carlos Favaro (PSD). Foi dado um prazo de dois dias para que o Ibope repasse todas as informações, ao candidato, referentes ao período da pesquisa, critérios adotados, quantidade de entrevistados, municípios, bairros e todos os demais dados.
Nos autos, o socialdemocrata alegou que os números apresentados pelo Ibope na corrida ao Senado são incoerentes e não traduzem a verdade das ruas.
“O Ibope apontou resultados vergonhosos nessa pesquisa ao Senado, que não traduzem o sentimento dos eleitores. Nós que estamos trabalhando de sol a sol, sem descanso, vimos a todo momento, em cada cidade que passamos, um resultado muito diferente disso”, afirmou.
A equipe jurídica de Fávaro fará uma análise detalhada da coleta de dados, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e mapas.
“Vamos contestar os pontos controversos que encontrarmos, seja no modelo de questionário, indução de região ou até mesmo nas informações divulgadas”, aponta o coordenador Jurídico, José Patrocínio. (Com informações da assessoria).