O candidato ao Senado Federal, Nilson Leitão (PSDB) pediu para ter acesso ao sistema interno e acesso a identificação dos entrevistadores da pesquisa MT Dados feita em Cuiabá. O requerimento foi deferido nesta terça-feira (25.09) pelo juiz auxiliar da propaganda, Mario Roberto Kono de Oliveira.
A pesquisa aponta, que Leitão aparece em quarto lugar com 12,51% dos votos, muito atrás dos três primeiros colocados. O procurador Mauro está um pouco à frente, com 34,51% das intenções de votos, enquanto que Jayme Campos aparece com 33,49%, e Selma Arruda aparece com 31,13%.
O juiz determinou que Leitão ou um representante possa verificar os dados apurados. “Permita ao Requerente ou representante por ele nomeado, ter acesso ao seu sistema interno de controle, podendo verificar e fiscalizar os dados apurados e divulgados nas pesquisas registradas sob o n. MT-00593/2018 e n. 09559/2018, inclusive quanto aos dados de identificação de seus entrevistadores, modelo de questionário aplicado e relatório entregue ao solicitante da pesquisa’, consta da decisão.
Se a empresa não cumprir com o determinado, deverá ser advertida e pode acarretar em crime eleitoral. Tendo como punição sem prejuízo da aplicação de multa no valor de R$10.641 mil a R$21.282 mil.