Depois de 11 anos, eleitores de Mato Grosso elegem uma mulher para Câmara Federal, a professora Rosa Neide do PT. As duas últimas deputadas representantes do Estado na Câmara Federal, foram a emedebista Teté Bezerra (1995/2003 e 2004 /2007), esposa do deputado Carlos Bezerra - e a democrata Celcita Pinheiro (1999/2007), esposa do senador falecido, Jonas Pinheiro.
Já para o Senado, a última mulher que representou o Estado foi Serys Slhessarenko (2003 a 2011), portanto, há sete anos, Mato Grosso não tem representação feminina no Senado.
Para a Assembleia Legislativa, a única vaga feminina é da deputada Janaína Riva (MDB), que se reelegeu com uma votação expressiva. Apesar da renovação na Assembleia ter sido de 54%, nenhuma representante feminina conseguiu conquistar uma nova vaga.
Segundo indicadores sociais das mulheres no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em março deste ano, a população feminina em Mato Grosso representa 49,57% e 50,43% de homens, ou seja, quase a metade da população. Contudo, houve uma melhora, mas a representatividade feminina na política ainda continua muita aquém do esperado.