A pesquisa Gazeta Dados divulgada nesta terça-feira (02.10) aponta o candidato ao Governo do Estado, Mauro Mendes (DEM) com 52,17% dos votos válidos, com a margem de erro que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o democrata teria entre 49,17% e 55,17%. Dados afirmam que ele venceria as eleições no 1º turno caso a eleição fosse realizada hoje.
Para simular o resultado e considerar o candidato eleito em 1º turno, é necessário que ele conquiste 50% mais um voto do total obtido pelos demais concorrentes, excluídos brancos e nulos.
De acordo com a pesquisa, o governador do Estado e candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB), aparece com 24,65% dos votos válidos (ele teria entre 21,65% e 27,65% considerando a margem de erro); enquanto Wellington Fagundes (PR) estaria com 20,28% (tendo entre 17,28% e 23,28% levando em consideração a margem de erro). Com isso, Taques e Fagundes estariam empatados tecnicamente levando em consideração a margem de erro da pesquisa.
Na pesquisa o candidato do PSOL, Moisés Franz e Arthur Nogueira (Rede) aparecem empatados, ambos, com 1,45%, variando entre 0% e 4,45%.
Estimulada
Conforme o Gazeta Dados, na modalidade estimulada quando é apresentada ao eleitor a lista com os nomes dos candidatos, o candidato Mauro Mendes segue na frente com 36% das intenções de votos, seguido por Pedro Taques com 17% e Wellington 14%. Nesta modalidade, o tucano e republicano segue empatados tecnicamente considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nesta modalidade, os candidatos Moisés Franz e Arthur Nogueira ficaram com 1% das intenções de voto cada um.
A pesquisa aponta que 21% dos eleitores não sabem em quem irão votar no próximo domingo (07) os chamados “indecisos”. Já os votos Brancos e Nulos totalizaram 10%.
Espontânea
Na modalidade espontânea, quando não é apresentada nenhuma opção ao entrevistado e ele cita o candidato por convicção, Mendes aparece com 25% das intenções de voto, seguido por Taques com 12% e Wellington que somou 8%. O candidato Arthur Nogueira foi lembrado por 1% dos entrevistados, enquanto que Moisés Franz não foi citado obtendo 0% nesta modalidade.
Nesta modalidade o número de indecisos surpreendeu chegando a 47% das pessoas entrevistadas. O número é bem maior que do primeiro colocado na pesquisa, o candidato Mauro Mendes que somou 25%. Já aqueles que disseram que irão votar em branco alcançou 7%.
Rejeição
Entre os cinco candidatos que concorrerem ao Governo do Estado, o governador Pedro Taques é o mais rejeitado com 32%, seguido por Mauro Mendes com 11% e Wellington Fagundes com 10%. O candidato do PSOL tem 5% e o da Rede aparece com 3%.
Do total de entrevistados, 10% não escolheu nenhum candidato e 29% não se negaram a responder.
Segundo turno
O Gazeta Dados também apresentou dados de um eventual 2º turno. Em um cenário foi colocado uma possível disputa entre Mauro Mendes e Pedro Taques, no qual apontou que o democrata venceria com 43% dos votos contra 21% do tucano. Do total de entrevistados, 14% votariam branco ou nulo e 22% não quiseram responder nesse cenário.
Em outro cenário, foi colocado o nome de Mendes e Welington Fagundes, sendo que neste o democrata também venceria 40% das intenções de voto contra 21% do republicano. Nesta opção 14% afirmam que votariam branco ou nulo e 25% não souberam ou não quiseram responder.
Em um terceiro cenário, coloca-se uma disputa entre Wellington e Taques, no qual o republicano ganharia com 29% dos votos, contra 25% do tucano. Neste caso, 17% das pessoas votariam branco ou nulo e 29% não souberam ou não responderam.
Sobre a pesquisa
Margem de erro - 3%
Entrevistados - 1.080
Municípios - 66 municípios em 12 regiões
Data - 28 a 30 de setembro
Registro no TRE/MT - 01042/2018
Contratante - Grupo Gazeta de Comunicação